Encontro ocorreu na sede da FAPESP em 13 de novembro (foto: Cristina Fragata/FAPESP)
Objetivo foi avaliar cooperação na área de energia renovável e ampliar as conexões internacionais de pesquisa em São Paulo
Objetivo foi avaliar cooperação na área de energia renovável e ampliar as conexões internacionais de pesquisa em São Paulo
Encontro ocorreu na sede da FAPESP em 13 de novembro (foto: Cristina Fragata/FAPESP)
Agência FAPESP – O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan, e o presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, reuniram-se com Peter Einsner, vice-diretor do Instituto Fraunhofer para Engenharia de Processos e Embalagens (IVV), e com dirigentes da Plataforma de Inovação mantida pelo Fraunhofer e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) para avaliar cooperação na área de energia renovável.
“Essa colaboração é importante para ampliar as conexões internacionais da pesquisa em São Paulo, num ambiente propício à inovação e à sustentabilidade”, afirmou Zago.
O Fraunhofer IVV e o Ital são parceiros desde 2010 em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem aumentar o valor agregado das cadeias industriais, integrando produção de alimentos e bioenergia, tais como biocombustíveis e elementos lubrificantes de base vegetal, ingredientes funcionais e alimentos saudáveis, embalagens ativas baseadas em materiais de fontes renováveis e biopolímeros, entre outros.
A pesquisa em colaboração já resultou, por exemplo, no depósito de três patentes na Alemanha, relacionadas a novos ingredientes obtidos a partir da macaúba, palmeira nativa milenar de maior ocorrência no continente americano considerada autossustentável e alinhada à economia circular, além de spin-offs e dezenas de artigos científicos. A plataforma, agora, quer escalar as atividades de pesquisa considerando, entre outros fatores, a crescente demanda mundial por óleos vegetais.
Participaram do encontro, realizado em 13 de novembro, na sede da FAPESP, Magdalena Spicher e Alexandre Martins Moreira, responsáveis pela Plataforma Fraunhofer IVV no Ital; Edson Wendland e Stephanie Costa, respectivamente, coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação e chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; Niels Olsen Saraiva Câmara e Douglas Zampieri, representantes da Diretoria Científica da FAPESP; e José Roberto Drugowich, chefe de Gabinete da Presidência da FAPESP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.