Reunião a ser realizada na FAPESP em 2 de dezembro apresentará os objetivos da chamada cujo prazo encerra em 26 de fevereiro (foto:Leo Ramos/FAPESP)

Encontro esclarecerá dúvidas sobre chamada de proposta sobre mudanças climáticas
26 de novembro de 2015

Reunião a ser realizada na FAPESP em 2 de dezembro apresentará os objetivos da chamada cujo prazo encerra em 26 de fevereiro

Encontro esclarecerá dúvidas sobre chamada de proposta sobre mudanças climáticas

Reunião a ser realizada na FAPESP em 2 de dezembro apresentará os objetivos da chamada cujo prazo encerra em 26 de fevereiro

26 de novembro de 2015

Reunião a ser realizada na FAPESP em 2 de dezembro apresentará os objetivos da chamada cujo prazo encerra em 26 de fevereiro (foto:Leo Ramos/FAPESP)

 

Agência FAPESP – A FAPESP realizará, no dia 2 de dezembro de 2015, a Reunião de divulgação e esclarecimento da chamada de proposta de pesquisa “Mudanças climáticas e suas relações com energia, água e agricultura”.

O objetivo do encontro, promovido pelo Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), é apresentar à comunidade científica os objetivos da chamada, as modalidades e os procedimentos para a submissão de propostas, cujo prazo de recebimento termina em 26 de fevereiro de 2016.

Com esta chamada, a FAPESP busca identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, sobre temas específicos e induzir a realização de pesquisas interdisciplinares nos setores da agricultura e energia, visando a adaptação e mitigação às mudanças globais, ao desenvolvimento de novas tecnologias energéticas e agrícolas e o manejo racional de água.

Os temas contemplados na chamada são:

  • Inovação de sistemas energéticos considerando-se os aspectos técnicos econômicos e socioambientais, com ênfase em alternativas para mitigação de GEE e menor emissão de carbono. Pesquisas sobre mecanismos econômicos, regulatórios e institucionais para facilitar a disseminação de tecnologias, processos e práticas para o aumento da eficiência energética e a mitigação de emissões de GEE associadas.
  • Modelagem de sistemas energéticos, integrando a oferta e demanda, considerando os aspectos econômicos, socioambientais, emissões de GEE e suas relações com mudanças climáticas. Estudos específicos para atender a Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo e os compromissos multilaterais internacionais a serem assumidos pelo Brasil.
  • Validação e a construção de modelos integrados no escopo do nexus energia-agricultura-água.
  • Desenvolvimento de sistemas produtivos, agrícolas e industriais, eficientes no uso da água e energia.
  • Avaliação, prospecção e desenvolvimento de tecnologias de combustão limpa, incluindo tecnologias de gaseificação e de mitigação de emissões de GEE.
  • Novas tecnologias para uso eficiente de energia e água em edificações. Novos conceitos e tecnologias para mobilidade urbana e seus impactos no consumo de energia e emissões de poluentes.
  • Caracterização das emissões de N2O e CH4 oriundos de atividades pecuárias e do manejo agrícola, levando-se em conta a minimização de emissões de GEE.
  • Impactos das mudanças climáticas globais em culturas agrícolas e pastagens, diretos ou indiretos, na produtividade e qualidade dos alimentos.
  • Desenvolvimento de novas variedades de plantas e animais de criação, culturas agrícolas e florestas, com genótipos mais adaptados às mudanças climáticas, diferenciando-se os biomas e culturas agrícolas.
  • Desenvolvimento de novas metodologias para avaliação do potencial sequestro de carbono no solo e biomassa em sistemas agrícolas e florestais.
  • Desenvolvimento de técnicas diretas ou remotas de mensuração da densidade e teor de carbono do solo e plantas, visando validar estoques de carbono nesses compartimentos.
  • Conflitos entre produção de energia versus produção de alimentos com vistas ao balanço de GEE e às mudanças climáticas globais.
  • Avaliação da sustentabilidade dentro do sistema energia-alimento-água em vista das mudanças climáticas, levando-se em conta aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A "Apresentação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais" será feita por Reynaldo Victoria e a "Apresentação da Chamada de Proposta: Mudanças Climáticas e suas relações com energia, água e agricultura" por Gilberto Januzzi e Newton La Scala, todos membros da coordenação do PFPMCG.

Mais informações sobre a reunião: www.fapesp.br/eventos/chamadapfpmcg e (11) 3838-4394
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.