Empresa apoiada pelo PIPE abre vaga de treinamento técnico em engenharia de dados | AGÊNCIA FAPESP

Empresa apoiada pelo PIPE abre vaga de treinamento técnico em engenharia de dados Bolsista vai participar da construção de uma base de dados semântica com notícias de jornais e revistas on-line. Projeto é conduzido na Itera Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (foto: Pixabay)

Empresa apoiada pelo PIPE abre vaga de treinamento técnico em engenharia de dados

23 de setembro de 2021

Agência FAPESP – Uma vaga de treinamento técnico nível quatro (TT-4A) com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Sistema de perguntas e respostas para o domínio econômico-financeiro”, desenvolvido na empresa Itera Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. O prazo de inscrição se encerra em 30 de setembro de 2021.

A Itera recebe apoio financeiro do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP e trabalha com aplicações em inteligência artificial para gerar resultados reais de acordo com as regras e objetivos de negócios, transformando permanentemente as operações dos clientes da empresa.

O plano de trabalho tem como foco a construção de uma base de dados semântica com notícias de jornais e revistas on-line. Para tal, o bolsista realizará estudos de viabilidade do uso de páginas web para montar uma base de notícias confiáveis. Na sequência deverá construir crawlers (rastreadores) para as páginas web selecionadas, capturando informações para a construção da base de dados semântica. Em seguida, o bolsista irá estudar, definir e implementar um método para extrair respostas da base com técnicas de deep learning, usando a abordagem extrativa.

O candidato deve ter experiência com Python, banco de dados Elastic Search, Mongo, PostgreSQL, na construção de APIs e na construção de crawlers. A bolsa terá duração de quatro a cinco meses e as atividades serão realizadas remotamente.

As inscrições podem ser feitas por e-mail, enviando mensagem para a coordenadora do projeto, Valdirene Fontanette (valfontanette@gmail.com).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4425.

A vaga em TT-4A tem valor de R$ 5.087,20 mensais. Essa bolsa FAPESP é voltada para especialistas em tecnologia da informação, com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação, que não tenham vínculo empregatício e possam se dedicar de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados