Aviação comercial, indica estudo, será responsável por 5% das emissões de carbono em 2050
(foto:Airbus)

Emissões turbinadas
05 de julho de 2006

Estudo da Universidade Metropolitana de Manchester, na Inglaterra, revela que até 2050 a quantidade de carbono jogada na atmosfera por causa do crescimento do número de viagens aéreas pode dobrar

Emissões turbinadas

Estudo da Universidade Metropolitana de Manchester, na Inglaterra, revela que até 2050 a quantidade de carbono jogada na atmosfera por causa do crescimento do número de viagens aéreas pode dobrar

05 de julho de 2006

Aviação comercial, indica estudo, será responsável por 5% das emissões de carbono em 2050
(foto:Airbus)

 

Agência FAPESP - No ano 2000, o tráfego aéreo em todo o mundo colaborou com 2% de toda a emissão de carbono para a atmosfera. Apesar de a cifra ser pequena, ela pode mais do que dobrar em 50 anos.

A conclusão é de um estudo que acaba de ser apresentado na Inglaterra, feito por uma equipe da Universidade Metropolitana de Manchester. As estimativas mostram que em 2050 a aviação comercial mundial poderá ser responsável por 5% das emissões de carbono no planeta.

Em números brutos, o estudo do Centro de Transportes Aéreo e Meio Ambiente estima que nos próximos 44 anos a quantidade de carbono liberada pelos aviões poderá ser de quatro a seis vezes maior.

A partir dos dados gerados, os pesquisadores britânicos alertam para a necessidade de que novas tecnologias menos poluentes sejam desenvolvidas pela indústria de aviação mundial. O mesmo vale para o setor naval.

Outra pesquisa, realizada pelo mesmo centro, também mostra que os navios, ao queimar combustível para se deslocar pelos mares, têm tanta importância para o aumento dos gases que pioram o efeito estufa na Terra quanto os aviões.

No caso específico da aviação, alerta David Lee, professor de ciências atmosféricas, está mais do que provado o papel dessa indústria aérea no aumento das emissões de carbono. "Os números apresentados agora são bem consideráveis", disse.


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