Sergey Brin e Larry Page, fundadores do site de buscas, conhecem projetos da UFMG e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, onde a empresa pretende instalar seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
Sergey Brin e Larry Page, fundadores do site de buscas, conhecem projetos da UFMG e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, onde a empresa pretende instalar seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
Segundo a UFGM, Page, presidente de produtos, e Brin, presidente de tecnologia, vieram ao país após participar do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.
Os executivos conheceram a base do Google no Brasil, instalada em 2005 na capital mineira após a aquisição da Akwan, empresa criada por um grupo de professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG.
Em seguida, Page e Brin foram recebidos na universidade. Participaram da reunião a reitora Ana Lúcia Gazzola, o vice-reitor Marcos Borato Viana, o futuro reitor e atual pró-reitor de planejamento Ronaldo Pena, o diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) José Nagib Cotim Árabe e os representantes do DCC Alberto Laender e Nívio Ziviani.
Os fundadores do Google foram apresentados a projetos da UFMG em informática e transferência de tecnologia. Também assistiram a uma exposição sobre a universidade e sobre o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).
O Google pretende instalar no Parque Tecnológico seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, para atendimento de todo o mercado da América Latina.
Para o professor Nívio Ziviani, um dos fundadores da Akwan, a aproximação com o Google foi natural. "A empresa tinha interesses em criar um centro de pesquisa e desenvolvimento na América Latina. A opção pela Akwan deve-se à sua forte presença na região", disse em comunicado da UFGM.
Segundo Ziviani, fazer parte da equipe do Google representa grande oportunidade de crescimento para a empresa mineira, além de gerar empregos que exigem alto nível de qualificação.
A Akwan fornece serviços de busca para usuários finais e empresas no Brasil, como Uol e IG, além de ser responsável pelo site de buscas Todobr.com.
Mais informações: www.ufmg.br/online/arquivos/003106.shtml
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.