Google quer aumentar atuação no Brasil
06 de fevereiro de 2006

Sergey Brin e Larry Page, fundadores do site de buscas, conhecem projetos da UFMG e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, onde a empresa pretende instalar seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

Google quer aumentar atuação no Brasil

Sergey Brin e Larry Page, fundadores do site de buscas, conhecem projetos da UFMG e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, onde a empresa pretende instalar seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

06 de fevereiro de 2006

 

Agência FAPESP - Os norte-americanos Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, uma das maiores empresas de internet do mundo, estiveram em Belo Horizonte no fim de janeiro, em reunião com representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo a UFGM, Page, presidente de produtos, e Brin, presidente de tecnologia, vieram ao país após participar do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

Os executivos conheceram a base do Google no Brasil, instalada em 2005 na capital mineira após a aquisição da Akwan, empresa criada por um grupo de professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG.

Em seguida, Page e Brin foram recebidos na universidade. Participaram da reunião a reitora Ana Lúcia Gazzola, o vice-reitor Marcos Borato Viana, o futuro reitor e atual pró-reitor de planejamento Ronaldo Pena, o diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) José Nagib Cotim Árabe e os representantes do DCC Alberto Laender e Nívio Ziviani.

Os fundadores do Google foram apresentados a projetos da UFMG em informática e transferência de tecnologia. Também assistiram a uma exposição sobre a universidade e sobre o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

O Google pretende instalar no Parque Tecnológico seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, para atendimento de todo o mercado da América Latina.

Para o professor Nívio Ziviani, um dos fundadores da Akwan, a aproximação com o Google foi natural. "A empresa tinha interesses em criar um centro de pesquisa e desenvolvimento na América Latina. A opção pela Akwan deve-se à sua forte presença na região", disse em comunicado da UFGM.

Segundo Ziviani, fazer parte da equipe do Google representa grande oportunidade de crescimento para a empresa mineira, além de gerar empregos que exigem alto nível de qualificação.

A Akwan fornece serviços de busca para usuários finais e empresas no Brasil, como Uol e IG, além de ser responsável pelo site de buscas Todobr.com.

Mais informações: www.ufmg.br/online/arquivos/003106.shtml


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.