Criador do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP foi professor no Instituto de Física de São Carlos (USP)
Criador do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP foi professor no Instituto de Física de São Carlos
Criador do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP foi professor no Instituto de Física de São Carlos
Criador do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP foi professor no Instituto de Física de São Carlos (USP)
Agência FAPESP – O professor Dietrich Schiel, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, morreu no dia 27 de outubro, em São Carlos, aos 72 anos, vítima de câncer de pâncreas.
Schiel foi fundador do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP e coordenou o Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento do programa TIDIA, da FAPESP.
Graduado em Engenharia Mecânica pela USP (1964), com doutorado em Física pela Technische Universität Stuttgart (1970), na Alemanha, Schiel tinha experiência na área de educação, com ênfase em ensino a distância e educação para a ciência.
Foi criador do programa Experimentoteca, experiência inovadora no ensino experimental de ciências e um dos principais desenvolvedores de material para o programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, apoiado pela Academia Brasileira de Ciências.
Nesse programa foi professor visitante convidado em 2004 no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França, tendo desenvolvido diversas propostas de cooperação entre o Brasil e a França na área de Ensino de Ciências Baseado na Indagação.
Em 1980, criou o CDCC da USP, do qual foi diretor até 2003. No CDCC, idealizou o Centro de Divulgação da Astronomia.
“A tristeza de todos nós é abrandada pela alegria que tivemos de conviver com o professor Schiel e ver reconhecido seu importante trabalho na área da Educação”, disse a diretoria do CDCC em comunicado.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.