A revista pode ser obtida gratuitamente em formato eletrônico (imagem: divulgação)
Material é fruto de parceria entre o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e o Instituto Mauricio de Sousa
Material é fruto de parceria entre o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e o Instituto Mauricio de Sousa
A revista pode ser obtida gratuitamente em formato eletrônico (imagem: divulgação)
Agência FAPESP – O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), lançou em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa uma edição exclusiva da revista Turma da Mônica Jovem que trata sobre a prevenção do papilomavírus humano (HPV), vírus que pode causar diversos tipos de câncer.
O material faz parte de uma campanha de um grupo de trabalho do Centro de Estudo de Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão (C2PO), uma iniciativa para articular diferentes grupos de pesquisa em câncer no âmbito da USP, incluindo o Icesp e o Centro de Oncologia do Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto.
“Para a comunicação eficiente com os jovens fizemos a parceria com o Instituto Maurício de Sousa. Como o nosso público-alvo são adolescentes de 9 a 14 anos, faixa etária indicada para a vacinação contra o HPV pelo Ministério da Saúde, nossa opção foi criar uma história da Turma da Mônica Jovem para apresentar os tópicos abordados”, conta à Agência FAPESP Roger Chammas, diretor do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp e um dos membros da equipe responsável pela campanha.
Chammas acredita que os jovens podem exercer influência positiva sobre os adultos. “Evidências correntes demonstram o papel transformador de jovens e adolescentes em relação aos seus familiares, impactando positivamente na mudança de hábitos dos adultos. Como muito de prevenção em câncer envolve a mudança de hábitos, o que não é uma tarefa simples, nossa hipótese é que jovens e adolescentes seriam vetores de comunicação e transformação mais eficiente que adultos”, comenta.
A história da revista começa com a turma da Mônica saindo de uma apresentação no Icesp, onde eles aprendem que alguns tipos de câncer são causados pelas infecções por papilomavírus humano. A turma tem um plano infalível para uma campanha de conscientização dos jovens sobre o que é o HPV, que doenças causa e, principalmente, como elas podem ser evitadas, com medidas seguras como a vacinação.
“Assim, de forma lúdica, a Turma da Mônica apresenta os conceitos da doença, discute mitos, tocando no aspecto do necessário combate à desinformação, para que possamos prevenir essa doença, com meios amplamente difundidos e acessíveis a todos pelo Sistema Único de Saúde, como a vacinação contra o HPV”, destaca Chammas.
A revista pode ser obtida gratuitamente em formato eletrônico pelo “site do Icesp.
Segundo o diretor do Centro de Investigação Translacional em Oncologia, as equipes de Educação e Comunicação do C2PO estão organizando atividades em escolas, junto a professores do ensino médio, para estimular o uso desse recurso em sala de aula. Lotes da revista podem ser impressos por empresas parceiras para distribuição gratuita, mediante acordos com a equipe do Icesp. “Estamos buscando apoio de organizações que queiram financiar a impressão da revista para distribuição em escolas”, diz.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.