Economia de energia via computador
28 de fevereiro de 2005

Por meio de uma simulação tridimensional de todo o sistema de distribuição de uma determinada cidade, programa de computador permite reconfigurar o circuito elétrico para reduzir o desperdício de energia

Economia de energia via computador

Por meio de uma simulação tridimensional de todo o sistema de distribuição de uma determinada cidade, programa de computador permite reconfigurar o circuito elétrico para reduzir o desperdício de energia

28 de fevereiro de 2005

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Reduzir em até 40% as perdas na distribuição de energia elétrica em uma linha de distribuição. A partir de agora isso é viável com a utilização de um programa de computador criado em cooperação com o Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos.

Basta instalar o software no computador e inserir os dados referentes ao sistema de energia para que seja possível visualizar, em formato tridimensional, toda a rede elétrica da cidade no monitor. "O programa reúne informações técnicas como linhas, cabos, chaves e transformadores, além de dados gráficos e mapas da cidade", explicou Alexandre Delbem, um dos criadores do programa e professor do ICMC, à Agência FAPESP.

A partir daí, o engenheiro elétrico pode configurar o percurso de distribuição de acordo com as necessidades de cada região. O software permite redesenhar o circuito apenas com algumas mudanças de chaves. "O objetivo é reduzir o desperdício, além de restabelecer com mais rapidez os casos de interrupção de energia", disse.

Com as características da rede alteradas no computador, os profissionais ficam aptos para modificar o sistema real. "Feitas todas as mudanças necessárias no programa, é possível chegar a uma configuração mais econômica, que será aplicada na prática", explica.

Segundo Delbem, a simulação pode realmente atingir um elevado índice de economia. "Em geral, a redução das perdas de energia varia de 30% a 40% no que diz respeito à distribuição", acredita. O pesquisador ressalta que o programa não age sobre as etapas de geração e transmissão.

O software permite ainda fazer um planejamento para a expansão de todo o sistema de energia em determinada região, com a aplicação do melhor custo-benefício. "Neste caso não estamos simplesmente mudando as chaves instaladas nos postes para reduzir o desperdício", alerta.

"Para expandir o sistema, é preciso adquirir novos transformadores, linhas e postes, o que acaba elevando mais o custo", diz. Segundo o pesquisador da USP, a idéia é fazer a previsão antes de executar o projeto para que, com o mínimo de dinheiro, seja conseguido o máximo em qualidade.

As pesquisas foram coordenadas pelo cientista da computação Antonio Valerio Netto, por meio de uma empresa incubada na Fundação ParqTec, em São Carlos, que deverá desenvolver o produto comercialmente.

O estudo recebeu financiamento do Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Mais informações: acbd@icmc.usp.br ou antonio.valerio@cientistasassociados.com.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.