Protótipo da UFMG poderá andar até 380 quilômetros com um litro de gasolina (foto: divulgação)

Economia a toda prova
05 de julho de 2005

Segunda edição da Maratona da Economia será disputada por 18 equipes em Indaiatuba (SP), no sábado (9/7), por veículos que pretendem rodar mais de 300 quilômetros com um único litro de combustível, como o Colibri, da FEI

Economia a toda prova

Segunda edição da Maratona da Economia será disputada por 18 equipes em Indaiatuba (SP), no sábado (9/7), por veículos que pretendem rodar mais de 300 quilômetros com um único litro de combustível, como o Colibri, da FEI

05 de julho de 2005

Protótipo da UFMG poderá andar até 380 quilômetros com um litro de gasolina (foto: divulgação)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Um veículo capaz de percorrer mais de 300 quilômetros com apenas um litro de gasolina. Na segunda edição da Maratona da Economia, que será realizada no sábado (9/7), em Indaiatuba (SP), essa mágica pode até se tornar realidade. Ao todo, 18 equipes vão brigar pelo troféu.

O evento, que terá treinos nos dias 7 e 8, é voltado para estudantes de ensino superior de todo o país. O objetivo da disputa, organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, é premiar o protótipo que conseguir percorrer a maior distância com apenas um litro de combustível.

"Pretendemos superar a marca atingida na edição anterior, mas ainda é cedo para falar em bicampeonato, pois todas as equipes estão muito bem preparadas e a concorrência será bem acirrada", disse José Pucci, professor do curso de Engenharia Mecânica do Mackenzie, à Agência FAPESP.

A equipe do Mackenzie venceu a primeira edição da Maratona de Economia, realizada em 2004. O protótipo criado pelos alunos da instituição paulistana conseguiu fazer 150 quilômetros com um único litro. A marca é o atual recorde brasileiro.

O veículo CEA M-1, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também tem boas chances de título. Seus idealizadores apostam alto, na expectativa de que o protótipo faça 380 quilômetros por litro. "A mágica consiste em ligar o motor e acelerar o carro até pouco mais de 30 km/h. Em seguida, o motor é desligado para atingir o melhor rendimento mecânico possível", disse o professor Paulo Iscold, responsável pela criação do projeto.

Iscold explica que o carro anda com velocidade média de 30 km/h e, ao atingir uma velocidade inferior, o motor é novamente ligado. "Um sistema eletrônico fica responsável por ligar e desligar o motor automaticamente. O piloto fica responsável apenas pela direção do veículo", explica.

Outro protótipo inscrito é o Colibri, dos alunos do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). "O carro tem carroceria em fibra de vidro, chassis em alumínio e utiliza pneus de bicicleta de corrida", conta Ricardo Bock, coordenador da equipe. "Nossa expectativa é que o protótipo consiga percorrer 400 quilômetros."

A competição é inspirada na Shell Eco-Marathon, que ocorre desde a década de 1970 no exterior. O recorde mundial da categoria foi alcançado na Suíça. Alunos da Universidade de Zurique desenvolveram um veículo que percorreu absurdos 3,8 mil quilômetros com um litro de gasolina.

Mais informações: www.projcom.com.br.


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