Drogas feitas a partir de RNA
11 de setembro de 2003

Empresas norte-americanas se juntam para desenvolver medicamentos a partir da interferência de RNA (RNAi), sistema de defesa celular descoberto apenas em 1998

Drogas feitas a partir de RNA

11 de setembro de 2003

Agência FAPESP - O processo natural foi descoberto em 1998, quase por acaso. A interferência de RNA (RNAi) é um sistema de defesa celular que atua praticamente desligando alguns genes que estão ativos. Como o alvo do ataque natural pode ser, por exemplo, um vírus ou um tumor, muitas empresas farmacêuticas estão de olho nessa nova ferramenta biotecnológica.

Por esse motivo, a gigante Merck acaba de se associar a uma pequena empresa do setor biotecnológico, a Alnylam, sediada em Cambridge, segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times.

Antes de chegar à fase de aplicação da nova ferramenta biotecnológica, as duas empresas anunciaram que vão investir em pesquisa básica. Afirmam ser fundamental que o sistema recém-descoberto seja melhor entendido. Os estudos feitos até agora se resumem praticamente a vermes e moscas.

O investimento feito pela Merck não foi divulgado. Mas o jornal norte-americano disse que a Alnylam recebeu US$ 43 milhões para o projeto. Os recursos são provenientes de fundos de capital de risco.

Em termos científicos, os pesquisadores sabem que hoje ainda é muito difícil usar o RNA para construir drogas. Afinal de contas, ele não existe em grandes quantidades na natureza, apenas no interior dos organismos. Esse é um dos principais desafios que terão que ser ultrapassados nos próximos anos.