À esquerda: Edgar Dutra Zanotto e Ricardo Felipe Lancelotti; à direita: Victor Carlos Pandolfelli e Murilo Henrique Moreira (fotos: acervo pessoal)
Murilo Moreira e Ricardo Lancelotti desenvolveram seus trabalhos com apoio da FAPESP
Murilo Moreira e Ricardo Lancelotti desenvolveram seus trabalhos com apoio da FAPESP
À esquerda: Edgar Dutra Zanotto e Ricardo Felipe Lancelotti; à direita: Victor Carlos Pandolfelli e Murilo Henrique Moreira (fotos: acervo pessoal)
Agência FAPESP – Dois bolsistas de doutorado da FAPESP, Murilo Henrique Moreira e Ricardo Felipe Lancelotti, foram homenageados com o prêmio ACerS Rising Stars, que reconhece os melhores trabalhos de pesquisadores emergentes em ciência e engenharia de cerâmica e vidro.
A competição internacional, criada pelos editores das quatro revistas publicadas pela American Ceramic Society (ACerS), seleciona dez estudantes de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado para apresentar palestras sobre suas pesquisas inovadoras.
Moreira é orientado pelo professor Victor Carlos Pandolfelli e Lancelotti, pelo professor Edgar Dutra Zanotto, ambos do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (Dema-UFSCar).
Intitulado “Origem atômica do relaxamento estrutural em vidros de metassilicato de chumbo e dissilicato de lítio”, o trabalho de Lancelotti foi aceito pelo Journal of the American Ceramic Society. O artigo tem coautoria de Zanotto e de Sabyasachi Sem, da Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis), nos Estados Unidos. A pesquisa investiga as mudanças estruturais em escala atômica durante o relaxamento do vidro e foi parcialmente conduzida durante o estágio de Ricardo na UC Davis, com apoio de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP.
Moreira conquistou o prêmio pelo trabalho intitulado “Análise de tomografia de nêutrons de aditivos permeabilizantes em castáveis refratários”, que foi aceito pelo Journal of the American Ceramic Society. A pesquisa utilizou dados de tomografia de nêutrons coletados durante o estágio do doutorando no Institut Laue-Langevin, em parceria com a Université Grenoble Alpes, na França, para investigar o efeito de fibras poliméricas na remoção de umidade de castáveis refratários (um tipo de resina).
Também financiado por bolsa no exterior da FAPESP, o estudo busca melhorar a compreensão dos mecanismos de secagem e fornecer dados para modelos numéricos.
Em reconhecimento por suas conquistas, os doutorandos receberão certificados e a oportunidade de apresentar seus trabalhos no “ACerS Journals Awards Symposium”, durante o evento Materials Science and Technology 2024, que ocorrerá em outubro na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.