Capes firma convênio com Comissão Fullbright e abre as inscrições para a seleção de bolsistas para doutorado pleno em instituições norte-americanas
Capes firma convênio com Comissão Fullbright e abre as inscrições para a seleção de bolsistas para doutorado pleno em instituições norte-americanas
Este ano a inscrição será feita em período diferente do que para as bolsas em outros países. Segundo a Capes, essa mudança se deve ao convênio que a instituição firmou com a Comissão Fulbright, que oferece programas de bolsas de pós-graduação para brasileiros em território norte-americano.
A parceria permitirá a redução do valor das taxas escolares cobradas anualmente por número de alunos que a Capes mantêm nos Estados Unidos. O papel da comissão na parceria será negociar as taxas com as instituições, de modo a diminuir os gastos por aluno e oferecer a eles oportunidade de integrar os seminários internos com bolsistas de 150 países também participantes do programa Fulbright de formação, como divulgadores da ciência e da cultura brasileira.
A seleção terá quatro etapas, todas eliminatórias: análise dos documentos apresentados no ato da inscrição; análise de mérito; entrevistas e seleção final. A análise de mérito e as entrevistas caberão à comissão mista Capes/Fulbright e serão realizadas em novembro.
De acordo com a Capes, a decisão final quanto à indicação da instituição norte-americana onde o projeto de doutorado será desenvolvido será de competência da comissão mista, "tendo em vista as instituições propostas pelo candidato, a melhor adequação acadêmica e custos envolvidos".
As inscrições para o processo seletivo vão até dia 23 de agosto e podem ser realizadas site www.capes.gov.br As inscrições para seleção de doutorados para os demais países do exterior estarão abertas a partir de julho e a seleção será equivalente a dos Estados Unidos.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.