Um único grama de poeira, de um colchão num quarto, tem quase 1 mil ácaros, suficientes para desencadear uma crise alérgica. Celso Oliveira, da Unicamp, falará sobre os pequenos aracnídeos no Pesquisa Brasil
Um único grama de poeira, de um colchão num quarto, tem quase 1 mil ácaros, suficientes para desencadear uma crise alérgica. Celso Oliveira, da Unicamp, falará sobre os pequenos aracnídeos no Pesquisa Brasil
Para os alérgicos, 500 ácaros por grama de poeira é o suficiente para desencadear uma reação. Entretanto, os estudos realizados em residências de Campinas, no interior de São Paulo, mostraram que num único sofá ou em uma cama existe praticamente o dobro disso.
Como se defender? O que fazer para tornar sua casa menos atrativa para esses artóprodos? No programa Pesquisa Brasil desta semana, o médico alergista Celso Henrique Oliveira falará sobre o estudo realizado e também dará dicas para ter menos ácaros em casa – eliminá-los por completo é praticamente impossível.
Se os ácaros são minúsculos, as bem claras imagens do horror geram impactos físicos importantes sobre os seres humanos, que estão chamando a atenção de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Janeiro. Uma equipe do Instituto de Biofísica fez um experimento que também estará no programa desta semana. Os pesquisadores apresentaram uma série de fotografias para um grupo de 48 homens. Tanto o horror (pessoas com ferimentos graves) como o seu reverso (uma criança dormindo) foram analisados.
Esses resultados, acreditam os cientistas, poderão ajudar a entender melhor como a memória de uma situação traumática funciona. Com isso, abre-se uma nova possibilidade de combater o descontrole emocional proveniente de situações como assalto ou acidente.
O programa de rádio é transmitido nos finais de semana pela Rádio Eldorado AM (700 khz), aos sábados, às 12h30 com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no site www.radioeldoradoam.com.br
O ouvinte também pode ajudar a fazer o Pesquisa Brasil, enviando perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686. Os participantes concorrerão a uma assinatura semestral da revista Pesquisa FAPESP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.