Alunos vão ficar mais próximos do universo da ciência, durante a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
(foto:MCT)

Divulgação em grande escala
30 de setembro de 2005

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 3 a 9 de outubro, terá mais de 5 mil eventos, com o objetivo de apresentar os mais novos avanços científicos e tecnológicos para a população

Divulgação em grande escala

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 3 a 9 de outubro, terá mais de 5 mil eventos, com o objetivo de apresentar os mais novos avanços científicos e tecnológicos para a população

30 de setembro de 2005

Alunos vão ficar mais próximos do universo da ciência, durante a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
(foto:MCT)

 

Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - "Ji-Paraná, Rondônia, Guajará-Mirim, Cacoal, Ariquemes, Pimenta Bueno, logo logo eu estarei em Porto Velho." Quem já ouviu a música Meu veneno, de Renato Teixeira, sabe o prazer de rodar pelo país. Mas, se a canção se restringe ao Centro-Oeste e Norte do Brasil, a ciência brasileira fará um trajeto muito mais longo entre os dias 3 e 9 de outubro – além de passar em quase todas as cidades citadas pelo compositor

A 2ª Semana Nacional de C&T pretende espalhar informação de cunho científico e tecnológico pelas cinco regiões brasileiras. Até quinta-feira (29/9), segundo o site oficial do evento, realizado pelo governo federal em parceria com outras dezenas de instituições, mais de 5 mil atividades estavam programadas. Do Oiapoque ao Chuí, da Paraíba ao Acre, os brasileiros poderão presenciar ações de popularização do conhecimento científico.

"A ciência do país ainda é pequena para as nossas necessidades, para os nossos problemas. Precisamos atrair mais o jovem e fazer com que a sociedade tenha uma percepção clara do universo científico", disse Sergio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, à Agência FAPESP.

Segundo ele, iniciativas como a Semana de C&T são fundamentais e continuarão com o total apoio do ministério. "A melhora da educação e a popularização da ciência são questões estratégicas na nossa visão", afirma.

As áreas das atividades programadas pelos participantes do evento da próxima semana são bastante diversificadas. Astronomia, teatro, a questão da água, biologia, física e aplicações tecnológicas em cada um desses campos. Tudo estará, de forma gratuita, ao alcance dos olhos e quase sempre das mãos.

O trajeto que percorrerá a ciência e a tecnologia brasileira terá centenas de paradas. Ao todo, segundo o cadastro oficial, serão 1.257 eventos com diferentes atividades em 280 cidades brasileiras. O Nordeste terá a maior quantidade de municípios envolvidas com a semana, 94. O Sudeste vem logo atrás, com 93. Depois aparecem a região Sul, com 50, a Norte, com 31, e o Centro-Oeste com 11 cidades, além do Distrito Federal.

Em termos estaduais, o Rio Grande do Sul, Ceará, Roraima e Tocantins são os mais mobilizados. No Sudeste, a programação é mais extensa em São Paulo e, em seguida, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Respectivamente, estão programados para esses estados 195, 177 e 66 eventos.

Além das universidades federais e estaduais envolvidas com as atividades da semana, instituições ligadas ao governo federal, como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também montaram atividades especiais. Essas instituições estarão voltadas principalmente para as comunidades do Distrito Federal, no primeiro caso, e do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, no segundo.

Seguindo o lema "Cuidar da água é cuidar de você!", o Ibict realizará um ciclo de palestras com participação de especialistas da Universidade de Brasília (UnB), Eletronorte, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, Agência Nacional de Águas e Instituto Nacional de Meteorologia. Os debates serão no auditório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Centro Comunitário Athos Bulcão, na UnB, funcionará como uma central das várias instituições ligadas ao ministério, oferecendo muitas atrações ao público.

O Inpe, que coordena a programação de atividades integradas no Vale do Paraíba, levará pesquisadores a escolas públicas para uma série de palestras. Está prevista também a montagem de uma exposição de Ciência e Tecnologia no Shopping Centro, em São José dos Campos, além de um ciclo de palestras dirigido a estudantes da rede pública no Auditório Mário Covas, na mesma cidade.

Todos os eventos cadastrados oficialmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia podem ser consultados, com data, hora e local, no site oficial do evento: semanact2005.mct.gov.br/index.php


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.