Pesquisa feita na Faculdade de Educação da USP, que analisa a violência em escola pública e fornece ferramentas pedagógicas para a gestão da diversidade cultural, social e econômica, ganha Prêmio do Instituto Unibanco na categoria "Formação de professores

Diversidade e violência
13 de dezembro de 2007

Pesquisa feita na Faculdade de Educação da USP, que analisa a violência em escola pública e fornece ferramentas pedagógicas para a gestão da diversidade cultural, social e econômica, ganha Prêmio do Instituto Unibanco na categoria "Formação de professores"

Diversidade e violência

Pesquisa feita na Faculdade de Educação da USP, que analisa a violência em escola pública e fornece ferramentas pedagógicas para a gestão da diversidade cultural, social e econômica, ganha Prêmio do Instituto Unibanco na categoria "Formação de professores"

13 de dezembro de 2007

Pesquisa feita na Faculdade de Educação da USP, que analisa a violência em escola pública e fornece ferramentas pedagógicas para a gestão da diversidade cultural, social e econômica, ganha Prêmio do Instituto Unibanco na categoria "Formação de professores

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa que aprofundou a compreensão sobre a violência em uma escola pública na cidade de São Paulo, além de fornecer ferramentas pedagógicas para a gestão da diversidade que a caracteriza, ganhou o Prêmio do Instituto Unibanco 2007 na categoria "Formação de Professores".

O trabalho A gestão da violência e da diversidade na escola foi coordenado por Helena Coharik Chamlian, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a equipe de Jean Biarnés, professor da Universidade de Paris XIII, na França. A pesquisa teve apoio da FAPESP por meio do Programa de Melhoria do Ensino Público.

O projeto tem origem em um acordo de cooperação universitária entre Brasil e França promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).

Durante os anos de 2002 e 2003, os pesquisadores brasileiros investigaram cerca de 3 mil alunos, todos do ensino médio, em busca de pontos de vista sobre a violência escolar e de que forma esse tipo de problema interfere no clima da escola, no que se refere às questões de convivência e aprendizagem. Cerca de cem professores também participaram da pesquisa.

"O trabalho identificou que a principal causa da violência escolar é a não aceitação da diversidade cultural, social e econômica entre os próprios alunos e na relação da escola com os alunos. Mas, para a maioria dos estudantes, o que mais incomodava eram os problemas escolares, ou seja, a dificuldade de aprender", disse Helena à Agência FAPESP.

"Isso confirmou a nossa hipótese inicial de que a melhor gestão dessa diversidade, no contexto das relações de ensino e aprendizagem, pode prevenir e diminuir os problemas de violência nas escolas brasileiras", afirmou.

A partir desses resultados, os pesquisadores fizeram uma intervenção pedagógica para a formação de um grupo de professores da escola. Nesse momento, o objetivo foi oferecer subsídios para a realização de ações que propiciassem a prevenção da violência no espaço pedagógico, mediante a gestão da diversidade que o caracteriza.

"Iniciamos um processo de discussão sobre a qualidade do ensino e implementamos o que chamamos de espaços de criação, que são lugares dentro da escola nos quais foi possível mobilizar relações diferenciadas com o saber. Ao longo de dois anos, cerca de 30 professores conceberam e implantaram esses espaços de criação que mobilizaram novas práticas para a atividade de ensino", disse Helena.

O Prêmio Instituto Unibanco tem o objetivo de identificar e disseminar o conhecimento produzido por pesquisas acadêmicas sobre o ensino médio, possibilitando sua aplicação para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.

A outra categoria do prêmio, "Gestão Escolar e Sistema de Ensino", teve como ganhador o projeto de Ismael Bravo, pesquisador do Laboratório de Gestão Educacional (Lage) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para ler mais sobre esse outro trabalho, clique aqui.


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