Quase metade dos dinossauros conhecidos foi descoberta nos últimos 20 anos, mas um novo estudo estima que o número pode crescer ainda mais, pois 71% de todos os gêneros ainda seriam desconhecidos
Quase metade dos dinossauros conhecidos foi descoberta nos últimos 20 anos, mas um novo estudo estima que o número pode crescer ainda mais, pois 71% de todos os gêneros ainda seriam desconhecidos
Um estudo que acaba de ser divulgado estima que teriam existido cerca de 1.850 gêneros (categoria taxonômica que agrupa espécies relacionadas filogeneticamente). Com isso, 71% de todos os tipos de dinossauros que habitaram o planeta seriam, atualmente, completos desconhecidos.
Apesar do grande apelo popular das criaturas pré-históricas, pouco foi feito para avaliar sua diversidade. Apenas dois estudos aprofundados procuraram fazer uma quantificação, um de 1990 e outro de 1995. O problema principal são os registros, ou melhor, a falta deles. Cerca de 60% dos "grandes lagartos" conhecidos foram descritos com base em um único exemplar, muitos dos quais bem incompletos.
A nova análise quantitativa foi feita por Steve Wang, da Faculdade Swarthmore, e Peter Dodson, da Universidade da Pensilvânia, que combinaram dados sobre a diversidade conhecida com um método estatístico para levar em conta registros incompletos.
Os pesquisadores também usaram um modelo logístico para estimar quantos gêneros podem ser ainda descobertos – muitos jamais o serão, simplesmente por não terem deixado evidência fóssil. "Estimamos que 75% dos gêneros descobríveis serão conhecidos dentro dos próximos 60 a 100 anos e 90% em até 140 anos", escreveram no artigo que descreve o estudo, que será publicado esta semana no site e depois na versão impressa da Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).
Os cálculos levaram em consideração especialmente o aumento no número de dinossauros descobertos a partir da década de 1990. Desde então, em média 14,8 gêneros têm sido classificados por ano. De 1970 a 1989, a média anual foi de 5,8. Entre 1824 e 1969, apenas 1,1.
Dos 527 gêneros de dinossauros, 242 foram descritos desde 1990. Os quatro países com o maior número de gêneros conhecidos são: Estados Unidos (com 127), China (109), Argentina (61) e Mongólia (61).
O artigo Estimating the diversity of dinosaurs, de Steve C. Wang e Peter Dodson, poderá ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.