Francisco Romeu Landi foi homenageado na reunião do Fórum das FAPs, que passa a levar o seu nome
Jorge Bounassar Filho, da Fundação Araucária do Paraná, assume a presidência do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, substituindo Francisco Romeu Landi (foto), que morreu em abril e passa a dar o nome ao fórum. Alexandre Pauperio, da Fapesb, é o novo vice
Jorge Bounassar Filho, da Fundação Araucária do Paraná, assume a presidência do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, substituindo Francisco Romeu Landi (foto), que morreu em abril e passa a dar o nome ao fórum. Alexandre Pauperio, da Fapesb, é o novo vice
Francisco Romeu Landi foi homenageado na reunião do Fórum das FAPs, que passa a levar o seu nome
Bounassar substitui a Francisco Romeu Landi, diretor presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP, morto em abril. De acordo com o novo presidente, as fundações continuarão cumprindo a missão de serem "meios operacionais de implantação das políticas de C&T". Afirmou também que a nova presidência pretende executar os projetos estabelecidos na gestão de Landi. "Essa tarefa exige uma responsabilidade maior, pois falamos de uma pessoa insubstituível. Pretendemos continuar com o processo de consolidação dessas fundações nos Estados, garantir seus orçamentos e autonomia de gestão", disse.
Durante o encontro, o Fórum das FAPs entregou duas placas em homenagem a Landi. A primeira, para a família do professor, foi recebida por Regina Gusmão, coordenadora executiva do projeto dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo, da FAPESP. A outra placa, que ficará na sede da fundação paulista, foi entregue a Vahan Agopyan, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro do conselho superior da FAPESP.
A cerimônia da entrega das placas foi muito emocionante, demonstrando a grande amizade que os integrantes do fórum tinham para com Landi. Em outra homenagem ao falecido presidente, o fórum passa a se chamar Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa Professor Francisco Landi.
FAPs no CCT
A primeira ação do Fórum das FAPs sob a nova direção foi a aprovação de um banco de dados nacional de consultores ad-hoc, organizado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), segundo informações da assessoria de comunicações da Fapesp, que cobriu a reunião em Salvador.
Essa base deverá atender à carência desses profissionais para a avaliação dos projetos encaminhados às FAPs, principalmente nos Estados do Nordeste. Inicialmente, cada fundação consultará seus pesquisadores cadastrados a fim de enviar suas informações diretamente à Facepe. Os pesquisadores interessados também poderão se cadastrar pelo site da fundação (www.facepe.br).
Os dirigentes das FAPs também elaboraram um documento a ser encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), solicitando a inclusão do fórum no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). "A inclusão garantirá às fundações participação nas decisões estratégicas das políticas de ciência e tecnologia do país. As FAPs têm muito para acrescentar, já que executam boa parte das políticas estabelecidas pelos governos federal e estadual", disse Pauperio.
Também durante a reunião do Fórum das FAPs, a Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) apresentou o projeto "Excelência na Pesquisa Tecnológica", de gestão de institutos de pesquisa (IPTs).
Segundo Pauperio, haverá um esforço das fundações para adaptar o projeto apresentado às FAPs, de modo a sistematizar a administração em níveis de excelência. "Foi constituído um comitê técnico para elaborar um plano para os indicadores de C&T no Estados. Os resultados desses trabalhos serão utilizados na determinação dos indicadores nacionais de ciência e tecnologia", afirmou.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.