Fiocruz e Ministério da Saúde lançam a revista Saúde e direitos humanos, uma publicação que reúne artigos sobre a saúde enquanto direito universal do ser humano
Fiocruz e Ministério da Saúde lançam a revista Saúde e direitos humanos, uma publicação que reúne artigos sobre a saúde enquanto direito universal do ser humano
Agência FAPESP - O Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançaram oficialmente nesta terça-feira (29/6), em São Paulo, o primeiro número da revista "Saúde e direitos humanos". A idéia da publicação é fazer com que diferentes autores discutam a saúde como direito fundamental do ser humano.
A publicação será veiculada em Portugal, nos países africanos de língua portuguesa, nas defensorias públicas de todo o Brasil, secretarias estaduais e municipais de saúde, bibliotecas e ONGs. O primeiro número da publicação, que será anual, está dividido em três partes: relação entre direitos humanos e saúde; questões polêmicas; e princípios fundamentais do ser humano.
Um dos destaques dessa nova revista, em seu primeiro número, é um artigo de Helena Nygren-Krug, conselheira em Direitos Humanos e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS). A pesquisadora apresenta um histórico dos direitos humanos nas áreas de saúde, sob o prisma da OMS.
Alberto Lopes Najar, professor do Departamento de Ciências Sociais da Fiocruz, escreveu sobre discriminação racial, e Rosane Magalhães, doutora em Saúde Coletiva e pesquisadora da Fiocruz abordou em seu artigo as desigualdades sociais. Maria Helena Barros de Oliveira, coordenadora do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador, também da Fiocruz, desenvolveu o tema "a questão humana do direito e da saúde".
"Os artigos pretendem divulgar a cultura de direitos humanos na área da saúde de uma maneira bem ampla. Essa é a primeira revista que fala sobre o assunto no Brasil, em uma linguagem acessível, que valoriza a liberdade de expressão dos autores dos artigos", disse Wanda Espírito Santo, uma das coordenadoras da revista e assessora do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Nedh/Fiocruz).
A revista tem uma edição de três mil exemplares para distribuição gratuita, além de estar disponível para consulta no endereço http://dtr2001.saude.gov.br/editora/.
Os interessados em assinar gratuitamente a publicação deverão entrar em contato com a Fiocruz pelo e-mail revista.saudedh@ensp.fiocruz.br ou pelo telefone (21) 2598-2899.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.