Dinossauro encontrado na Ilha James Ross (foto: Trent Schindler)

Dinossauros antárticos
26 de fevereiro de 2004

Em regiões diferentes do continente gelado, pesquisadores norte-americanos identificam ossos fósseis de duas espécies de dinossauros. Ambas são desconhecidas dos cientistas

Dinossauros antárticos

26 de fevereiro de 2004

Dinossauro encontrado na Ilha James Ross (foto: Trent Schindler)

Agência FAPESP- O verão é um período propício para escavações científicas na Antártica. Em dezembro de 2003, em locais separados por milhares de milhas de distâncias, dois times de pesquisadores estavam fazendo os seus estudos.

Enquanto na Ilha James Ross o veterano caçador de dinossauros Judd Case trabalhava ao lado do paleontólogo James Martin, da Escola de Minas e Tecnologia de Dakota do Sul, em Rock Island, o também norte-americano William Hammer, do Augustana College, pesquisava sobre uma montanha de 3,9 mil metros de altura.

Os dois encontraram fósseis de dinossauros. As duas equipes se depararam com ossos de espécies de répteis nunca antes identificadas pelos cientistas. Além da complicada logística para trazer as amostras para o laboratório – Hammer transportou seus ossos de helicóptero do alto da montanha até o acampamento – o fator sorte ajudou.

Case havia programado explorar outra região, mas condições climáticas impediram que o plano inicial fosse feito. De comum acordo com a equipe, resolveu explorar a área hoje submersa pelo Mar de Weddell, cujos sedimentos são do período Cretáceo (de 144 milhões a 65 milhões de anos atrás).

Segundo explicou o pesquisador durante a entrevista coletiva realizada nos Estados Unidos na quinta-feira (26/2), a espécie desconhecida tinha hábitos carnívoros. Provavelmente, explicou o pesquisador, o exemplar descoberto agora no continente gelado tem parentesco com o gigante tiranossauro e também com o pequeno, mas voraz, velociraptor.

Segundo Martin, que também participou da missão na Antártica, o dinossauro recém-encontrado tem entre 1,8 metro a 2,4 metros de altura. Um dos ossos retirados do gelo eram dos pés dos animais.

Os fósseis encontrados por Hammer na altitude eram de uma espécie com hábitos bem menos agressivos. Próximo à geleira Beardmore, onde em 1991 outros dinossauros haviam sido descobertos pela mesma equipe, foi encontrado o que, provavelmente, trata-se de uma espécie herbívora, de quatro pernas. O réptil, de acordo com os cientistas, tem de 1,8 metro a 2,1 metros de altura e similaridades com os braquiossauros e diplodocos.