Pesquisa usa teoria de redes complexas para estudar fórum de serviços de prostituição, concluindo que dinâmica da comunicação on-line cria “efeito bola de neve” na vida real (Foto: North Carolina State University)

Dinâmica de rede
08 de abril de 2010

Pesquisa usa teoria de redes complexas para estudar fórum de serviços de prostituição, concluindo que dinâmica da comunicação on-line cria “efeito bola de neve” na vida real

Dinâmica de rede

Pesquisa usa teoria de redes complexas para estudar fórum de serviços de prostituição, concluindo que dinâmica da comunicação on-line cria “efeito bola de neve” na vida real

08 de abril de 2010

Pesquisa usa teoria de redes complexas para estudar fórum de serviços de prostituição, concluindo que dinâmica da comunicação on-line cria “efeito bola de neve” na vida real (Foto: North Carolina State University)

 

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Com o objetivo de compreender a dinâmica da disseminação da informação na internet, um trabalho realizado na Suécia – com participação brasileira – empregou a teoria das redes complexas para estudar um fórum de usuários de serviços de prostituição no Brasil. Uma das principais conclusões é que a comunicação via web pode criar um “efeito bola de neve” na vida real.

O trabalho demonstrou como o comportamento na internet afeta as atividades no mundo externo e vice-versa, desvendando os padrões de realimentação da comunicação on-line. Os dados possibilitaram a construção de uma rede que poderá ser utilizada, por exemplo, para o estudo da propagação de doenças sexualmente transmissíveis.

O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), foi realizado por dois físicos da Universidade de Umeå – Petter Holme e o brasileiro Luis Rocha – e por um sociólogo da Universidade de Estocolmo, Fredrik Liljeros.

Segundo Rocha, o estudo é provavelmente o primeiro a demonstrar que o feedback na comunicação on-line tem impactos em eventos da realidade, que, por sua vez, afetam a dinâmica da informação na internet.

“A maior parte dos fenômenos econômicos na internet tem base na disseminação de informação para os consumidores pelo marketing. No entanto, alguns deles, como a prostituição, são organizados por meio de redes sociais envolvendo tanto consumidores como vendedores. Por essa razão, esse tema é do interesse de grupos como o nosso, envolvidos com o estudo da disseminação social da informação”, disse Rocha à Agência FAPESP.

O fórum on-line estudado contém informações sobre garotas de programa e registra relatos dos usuários sobre encontros e comentários sobre os serviços oferecidos em 11 diferentes cidades brasileiras. Os pesquisadores investigaram os contatos entre 6.624 garotas e 10.106 clientes em um período de seis anos.

“Os encontros foram avaliados e categorizados pelos usuários em termos de tipo de atividade sexual realizada. Utilizamos os dados obtidos de diferentes formas, buscando padrões de comportamento dos usuários. Para suprimir a subjetividade dos dados, modelamos essa comunicação do fórum por meio de redes complexas, que é uma abordagem essencialmente interdisciplinar”, disse Rocha.

Os pesquisadores montaram uma rede na qual cada cliente e cada garota de programa correspondiam a um vértice. O mapeamento dessa rede complexa gerou dados para uma série de estudos.

“Descobrimos que as informações trocadas ali refletem o comportamento dessas pessoas na realidade e esse comportamento, depois, é refletido novamente no site, completando um ciclo fechado que determina, por exemplo, quantos contatos as acompanhantes têm com os clientes”, indicou.

Os comentários positivos aumentam o número de futuros contatos, de acordo com o estudo. O alto nível de atividade e a experiência também elevam a reputação da acompanhante. “Foi constatado que essa dinâmica de feedback pode gerar um efeito de bola de neve”, explicou.

Como a rede formada – com uma base de dados de grande escala – inclui informações como a localização geográfica e o tipo de atividade sexual realizada pelos indivíduos, ela poderá ser utilizada para estudos relacionados à propagação de doenças sexualmente transmissíveis, segundo Rocha.

“A transmissão de doenças é fortemente influenciada pela maneira como a rede social é construída. Até agora tínhamos poucos estudos feitos em larga escala para comprovar isso, pois é muito difícil conseguir dados relevantes desse tipo. Esse fórum brasileiro on-line, nesse sentido, foi um achado de interesse científico muito grande”, disse.

O sistema de redes sociais montado pelos pesquisadores, segundo Rocha, poderá ter aplicações também para a análise do impacto econômico da prostituição, além de poder ser adaptado para outros tipos de atividades.

O artigo Information dynamics shape the sexual networks of Internet-mediated prostitution (doi/10.1073/pnas.0914080107), de Luis Rocha, Fredrik Liljeros e Petter Holme, pode ser lido gratuitamente na PNAS em www.pnas.org/
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.