Os vencedores da edição 2024 (foto: Veja Saúde/reprodução)

Prêmios
Dezessete cientistas apoiados pela FAPESP estão entre os vencedores do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas
22 de outubro de 2024

Premiação homenageia as principais inovações médicas brasileiras de 2024; entre os temas em destaque estão câncer, doenças infecciosas e autismo

Prêmios
Dezessete cientistas apoiados pela FAPESP estão entre os vencedores do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas

Premiação homenageia as principais inovações médicas brasileiras de 2024; entre os temas em destaque estão câncer, doenças infecciosas e autismo

22 de outubro de 2024

Os vencedores da edição 2024 (foto: Veja Saúde/reprodução)

 

Agência FAPESP – Entre os pesquisadores homenageados na edição de 2024 do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica, ao menos 17 recebem ou já receberam algum apoio da FAPESP.

Na categoria “Inteligência Artificial na Transformação em Saúde”, Alexandre Defelicibus, Dirce Maria Carraro, Emmanuel Dias-Neto e Israel Tojal da Silva, todos do A.C. Camargo Cancer Center, estão entre os vencedores, com uma plataforma que detecta e perfila o câncer de mama.

Na categoria “Medicina de Precisão e Genômica”, um estudo conduzido por Marcella Regina Cardoso, pós-doutoranda na Harvard Medical School, desvendou o mecanismo que permite ao vírus da COVID-19 escapar das células de defesa do organismo (leia mais em: agencia.fapesp.br/51897). Entre os premiados por essa pesquisa estão Erich Vinicius de Paula, Fernanda Loureiro de Andrade Orsi e Licio Augusto Velloso, os três da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp).

A iniciativa campeã da categoria “Prevenção e Promoção à Saúde” é um modelo que prediz quais pacientes internados por COVID-19 estariam mais vulneráveis a sequelas pulmonares. A lista de vencedores da categoria inclui Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, Celina de Almeida Lamas, João Marcos Salge, Carlos Toufen Júnior, Paula Gobi Scudeller, Marco Antonio Gutierrez e Bruno Guedes Baldi, todos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP).

Na categoria “Terapias e Tratamentos Inovadores”, Natália Noronha Ferreira Naddeo e Valtencir Zucolotto, ambos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, foram homenageados por trabalho que criou um sistema baseado em nanotecnologia que promete servir como um atalho mais seguro para o tratamento do glioblastoma, um tipo de câncer cerebral, via nasal.

Por último, Marco Andrey Cipriani Frade, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), é um dos premiados na categoria “Tecnologias Diagnósticas”. Ele propôs um novo exame de sangue que mira, de forma pioneira, a resposta dos anticorpos a uma proteína específica do bacilo da hanseníase.

A premiação visa reconhecer iniciativas que, pela sua relevância, abrangência ou inovação, podem mudar a eficiência, a assertividade e a sustentabilidade dos cuidados direcionados aos pacientes.

Na atual edição, os temas sobre o câncer, as doenças infecciosas e o autismo se destacaram nos oito projetos campeões. Os vencedores foram escolhidos por um júri técnico, que avaliou trabalhos submetidos de todas as regiões do país.

A lista completa dos premiados está disponível no site da revista Veja.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.