Major-brigadeiro Hugo de Oliveira Piva (foto: ITA)

Destreza reconhecida
23 de outubro de 2003

Major-brigadeiro Hugo de Oliveira Piva é nomeado Membro Honorário da Society of Experimental Test Pilots durante o 47º Simpósio Anual da associação, nos Estados Unidos

Destreza reconhecida

Major-brigadeiro Hugo de Oliveira Piva é nomeado Membro Honorário da Society of Experimental Test Pilots durante o 47º Simpósio Anual da associação, nos Estados Unidos

23 de outubro de 2003

Major-brigadeiro Hugo de Oliveira Piva (foto: ITA)

 

Agência FAPESP - O major-brigadeiro Hugo de Oliveira Piva, 76 anos, foi nomeado Membro Honorário da Society of Experimental Test Pilots (SETP), sociedade fundada há 50 anos que reúne pilotos de prova com vasto conhecimento sobre aeronaves experimentais. A indicação aconteceu durante o 47º Simpósio Anual da associação, realizado em setembro, em Los Angeles, na Califórnia.

Os membros honorários da SETP são selecionados entre eminentes personalidades do campo aeronáutico mundial, com ênfase nos ensaios em vôo. A honraria foi concedida a apenas 105 pessoas, de países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Suécia, Rússia e Brasil. O outro brasileiro que recebeu a honraria foi Ozires Silva, ex-presidente da Varig e ministro da Infra-Estrutura no governo Collor.

Piva começou sua carreira como piloto de caça, consagrando-se como o recordista brasileiro de tiro aéreo – de um avião contra um alvo rebocado por outro avião – de aeronaves P-47. Após a sua formatura em 1958, como Engenheiro Aeronáutico no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tornou-se pioneiro dos vôos de ensaio técnicos no Brasil numa época em que não havia computadores e os túneis de vento não eram equipados adequadamente.

Depois de obter, em 1968, o doutorado em Aeronáutica e Matemática Aplicada no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), Piva retornou ao Brasil e ingressou no recém-criado programa espacial brasileiro, onde se tornou um dos oficiais mais atuantes. Dirigiu o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo, entre 1984 e 1987.

"Como piloto, Piva encantou a todos nós com as suas acrobacias. Como cientista, foi pioneiro do desenvolvimento da moderna tecnologia da aviação brasileira", disse Osires Silva em comunicado do ITA.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.