Objetos muito mais brilhantes do que toda a Via Láctea estão a cerca de 10,5 bilhões de anos-luz da Terra (ESO)

Descoberto primeiro trio de quasares
10 de janeiro de 2007

Objetos muito mais brilhantes do que toda a Via Láctea estão a cerca de 10,5 bilhões de anos-luz da Terra. A probabilidade de formação de um trio é de 1 em 20 quatrilhões

Descoberto primeiro trio de quasares

10 de janeiro de 2007

Agência FAPESP - Para os astrônomos envolvidos no estudo, a imagem a princípio pareceu uma miragem. Mas os três pontos luminosos reunidos representam algo inédito: o primeiro trio de quasares identificado até o momento.

Os objetos estão a cerca de 10,5 bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem. Ou seja, são sinais da infância do Universo – que tem idade estimada em 13,7 bilhões de anos

A descoberta foi possível graças à combinação de imagens obtidas em dois dos maiores telescópios do mundo, um com espelho de 10 metros, no Observatório W.M.Keck, no Havaí, e outro com 8,2 metros, o Very Large Telescope do European Southern Observatory, localizado no Chile. Os pesquisadores são do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, e da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

"Quasares são objetos extremamente raros. Encontrar dois próximos é algo muito pouco provável. Achar três, simplesmente, não tem precedente", disse George Djorgovski, da Caltech, líder do estudo. A descoberta foi anunciada na segunda-feira (8/1), na reunião de inverno da Sociedade Norte-Americana de Astronomia, em Seattle. Segundo o cientista, a probabilidade de três quasares se formarem próximos um do outro é de 1 em 20 quatrilhões.

De acordo com a teoria da relatividade geral proposta por Albert Einstein (1879-1955), se uma grande massa (como um agrupamento de galáxias) estiver alinhada com um quasar distante, os raios luminosos se curvarão, de modo que um observador na Terra veria dois ou mais quasares na região em que, na realidade, só existe um. Ou seja, ele veria uma miragem cósmica. O primeiro exemplo do gênero foi identificado em 1979 e diversos outros se seguiram. Não é o caso do trio inédito agora descoberto.

Quasares são objetos extremamente luminosos no Universo distante. Acredita-se que sejam alimentados por buracos negros supermassivos nos centros de galáxias. Um único quasar pode ser milhares de vezes mais brilhante do que uma galáxia de centenas de bilhões de estrelas, como a Via Láctea, ainda que a fonte de energia tenha um volume menor do que o Sistema Solar.

Até hoje foram encontrados cerca de 100 mil quasares, dos quais apenas cerca de 100 duplas. O primeiro quasar (acrônimo de QUAsi StellAR Source, ou "fontes quase estelares") foi descoberto em 1963, pelo astrônomo holandês Maarten Schmidt, no Observatório Palomar, na Califórnia.