Dengue em multimídia
21 de maio de 2010

CD interativo da Fiocruz é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de ciências da vida, medicina e saúde

Dengue em multimídia

CD interativo da Fiocruz é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de ciências da vida, medicina e saúde

21 de maio de 2010

 

Agência FAPESP – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou um CD-ROM interativo sobre a dengue, destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de ciências da vida, medicina e saúde.

Voltado para a capacitação profissional de saúde, tem informações, tutoriais interativos, vídeos, fotos e glossário com termos médicos e científicos específicos sobre o tema.

O CD traz também o filme O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti: para combatê-lo é preciso conhecê-lo, produzido pelo Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e dirigido por Genilton Vieira.

Os tutoriais estão divididos nos seguintes temas: visão geral; pesquisa; epidemiologia; transmissão; patologia e patogênese; diagnóstico clínico; diagnóstico laboratorial; manejo clínico; prevenção e controle; e aspectos sociais, econômicos e comportamentais.

O lançamento é uma adaptação do CD Dengue, desenvolvido originalmente em inglês pela Fundação Wellcome Trust em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Tropical Disease Research (TDR).

Segundo a Fiocruz, o conteúdo adaptado foi revisado por 20 pesquisadores especialistas em dengue da fundação, do Ministério da Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras instituições.

Além dos recursos interativos, o usuário pode obter mais informações sobre a dengue por meio de uma lista de referências para aprofundamento sugerida no CD, que pode ser solicitada pelo e-mail imagem@ioc.fiocruz.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.