Professora aposentada da Unicamp será primeira mulher a presidir a entidade (Lattes/arq.pessoal)

Delia Rodriguez-Amaya é nova presidente da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos
04 de setembro de 2012

Professora aposentada da Unicamp será primeira mulher a presidir a entidade

Delia Rodriguez-Amaya é nova presidente da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Professora aposentada da Unicamp será primeira mulher a presidir a entidade

04 de setembro de 2012

Professora aposentada da Unicamp será primeira mulher a presidir a entidade (Lattes/arq.pessoal)

 

Agência FAPESP – Delia Rodriguez-Amaya foi eleita a nova presidente da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos (International Academy of Food Science and Technology, IAFoST) para ocupar o cargo de 2014 a 2016.

Rodriguez-Amaya será a primeira mulher a presidir a IAFoST. O anúncio foi feito no encerramento do 16th World Congress of Food Science and Technology, realizado em agosto em Foz do Iguaçu.

Rodriguez-Amaya foi eleita fellow da IAFoST em 2003 pela sua destacada contribuição internacional na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Em seguida, foi eleita membro (única mulher) do Conselho Executivo da Academia (composto por apenas cinco membros) para 2008-2010, e reeleita para o biênio 2010-2012.

De 1977 a 2010, quando se aposentou, Rodriguez-Amaya foi professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo desenvolvido intensas atividades de ensino, pesquisa e administração. É autora de mais de 230 publicações científicas (livros, capítulos, trabalhos completos), a maioria em circulação internacional.

Rodriguez-Amaya coordenou o Projeto Temático “Substâncias bioativas em alimentos: aspectos químicos, bioquímicos, tecnológicos e implicações na saúde humana”, apoiado pela FAPESP.

Entre os prêmios e distinções que recebeu estão o “2010 East-West Center Distinguished Alumni Award”, o prêmio de reconhecimento “Zeferino Vaz” (1994, 1997, 2003), o premio André Tosello (2005) e o “Philippine Association of Food Technologists 50th Anniversary Recognition Award”.

Mesmo após sua aposentadoria, Rodriguez-Amaya continua a se destacar por meio de atividades internacionais, como assessora científica da International Foundation for Science, sediada na Suécia, consultora da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, colaboradora do programa internacional HarvestPlus – Breeding Crops for Better Nutrition, membro do corpo editorial dos periódicos Trends in Food Science and Technology, Plant Foods for Human Nutrition e Archivos Latinoamericanos de Nutrición.

A IUFoST também anunciou, no 16th World Congress of Food Science and Technology, 22 novos fellows, entre os quais um brasileiro: Jaime Amaya-Farfan, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.