Defesa evolutiva
12 de abril de 2004

Investigação baseada em análises numéricas mostra que lagartos com chifres pequenos são mais atacados por predadores. A estrutura incomum na cabeça desse tipo de réptil é usada como mecanismo de defesa

Defesa evolutiva

Investigação baseada em análises numéricas mostra que lagartos com chifres pequenos são mais atacados por predadores. A estrutura incomum na cabeça desse tipo de réptil é usada como mecanismo de defesa

12 de abril de 2004

 

Agência FAPESP - Duvidar da intuição e das conclusões que parecem óbvias também são tarefas que cabem a ciência. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que, no casos dos pequenos lagartos com chifre, nenhuma surpresa surgiu quando se resolveu testar diretamente uma simples hipótese adaptativa.

Os animais do gênero Phrynosoma são pequenos se comparados com outros do mesmo grupo dos répteis. Na natureza, entre outras estruturas, eles têm chifres sobre a cabeça para se proteger de eventuais ataques de predadores. Grandes pássaros, como o Phrymosoma macalli são grandes apreciadores da carne desse lagarto.

As aves costumam dominar a presa pelo pescoço sobre galhos de árvores. A eficiência da predação é tão grande que apenas a parte mole é retirada. O esqueleto, incluído os chifres, ficam preservados. Esse é o elemento que faltava para os cientistas investigarem.

Kevin Young e Edmund Brodie Jr., ambos da Universidade do Estado de Utah, e Edmund Brodie III, da Universidade de Indiana, conseguiram coletar 29 esqueletos para análise. Depois de medidos, eles foram comparados com o tamanho das cabeças de 155 lagartos vivos, medidos na natureza. O estudo foi publicado na edição de 2 abril da revista Science,

Uma correlação simples entre as duas colunas de dados revelou que, quanto maior o comprimento dos chifres, maior é a expectativa de vida para os lagartos. Esse resultado tem uma importância para a adaptação evolutiva dessa espécie bastante grande afirmam os cientistas.

"Nosso estudo não pretende provar que não existe outros fatores que exercem uma pressão evolutiva sobre o tamanho dos chifres", escreveram os autores. "Mas está claro que o mecanismo de defesa contra os pássaros desenvolvido pelo lagartos é responsável pelo alongamento dos chifres de geração em geração".


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.