O Bar do Ponto, na Avenida Afonso Pena. Imagem é uma das que ilustra o cd-rom
Universidade Federal de Minas Gerais lança nesta sexta (12/12), aniversário dos 106 anos de Belo Horizonte, cd-rom com os principais capítulos dos ideais do movimento republicano registrados no Estado dos séculos 18 ao 20
Universidade Federal de Minas Gerais lança nesta sexta (12/12), aniversário dos 106 anos de Belo Horizonte, cd-rom com os principais capítulos dos ideais do movimento republicano registrados no Estado dos séculos 18 ao 20
O Bar do Ponto, na Avenida Afonso Pena. Imagem é uma das que ilustra o cd-rom
Agência FAPESP - A navegação dinâmica do cd-rom Visionários, o imaginário republicano nas Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX leva o usuário a uma viagem pela rica história do movimento republicano no Estado, a partir de um mapa em três dimensões de Belo Horizonte. Produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a obra está sendo lançada nesta sexta-feira (12/12), dia em que a capital mineira completa 106 anos.
"Os nomes de todos os inconfidentes, poetas e políticos envolvidos com a causa republicana estão hoje nas ruas de Belo Horizonte", disse à Agência FAPESP César de Oliveira, aluno do curso de Letras da UFMG que fez parte da equipe que produziu o cd-rom sob a coordenação da professora Heloisa Starling, do Departamento de História.
"Ao clicar sobre a avenida João Pinheiro, por exemplo, o usuário poderá saber mais sobre a importância desse político para a história republicana em Minas", disse Oliveira. Na publicação multimídia também há logradouros públicos com nomes de cidades do interior, como Santa Luzia, Baependi e Ouro Preto. "Em todas elas ocorreram batalhas da revolução de 1842", explica o pesquisador.
Pinheiro foi quem, em 1906, enquanto governador do Estado, alterou o nome da antiga "Cidade de Minas" para Belo Horizonte. O local nasceu praticamente como capital, pois a intenção dos fundadores foi levantar um novo e moderno centro, que não deveria se parecer em nada com Ouro Preto e suas estreitas e acanhadas ruas.
O cd-rom também enfoca a história mais recente, por meio de personagens como o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Outras atrações da obra são muitas fotos, vídeos e documentos históricos. "O cd-rom será distribuido a várias instituições de ensino", disse Oliveira. O pesquisador explica também que o trabalho visa atingir alunos do ensino médio, estudiosos e demais interessados na história do Estado.
Dividido em quatro grandes áreas – "A Inconfidência Mineira", "A Revolução de 1842", "A Fundação de Belo Horizonte" e "A Reinvenção de Belo Horizonte com JK" –, o cd-rom, que teve patrocínio da Petrobras, também pode ser consultado de forma linear pelos usuários, a partir da evolução cronológica do movimento republicano.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.