De fórum a conselho
13 de outubro de 2005

Em seminário no Recife, representantes do Fórum das FAPs discutem a constituição do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confaps)

De fórum a conselho

Em seminário no Recife, representantes do Fórum das FAPs discutem a constituição do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confaps)

13 de outubro de 2005

 

Agência FAPESP - O Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa Professor Francisco Romeu Landi (Fórum das FAPs) está em pleno processo de institucionalização. O objetivo é se tornar o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confaps), cuja constituição será discutida nos dias 13 e 14 de outubro, no Recife.

No seminário técnico na capital pernambucana, os representantes das FAPs nacionais buscam transformar o fórum, a exemplo do que foi feito com o Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&T, que no primeiro semestre de 2005 passou a ser o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti).

Segundo o boletim Gestão C&T, no seminário será feita também uma avaliação dos programas executados nos Estados pelas FAPs em parceria com ministérios e instituições federais. Também haverá discussão sobre as estratégias das fundações para a continuidade e construção de novas parcerias.

Questões jurídicas e legais compõem grande parte dos debates do evento. Para esse tema, serão discutidas: a natureza jurídica da fundação e sua autonomia operacional; a relação com o tribunal de contas do Estado; a relação jurídica e legal (termos de outorga, convênios, contratos e outros); a relação jurídica com as agências federais; e a proteção da propriedade intelectual.

Constam ainda da pauta a implantação do Banco de Consultores das FAPs e a Revista Regional das Fundações.

Mais informações: www.gestaoct.org.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.