De cara nova
18 de julho de 2005

Portal de internet da Universidade de Brasília é reformulado para oferecer novas seções e se aproximar mais do público em geral por meio da divulgação de pesquisas

De cara nova

Portal de internet da Universidade de Brasília é reformulado para oferecer novas seções e se aproximar mais do público em geral por meio da divulgação de pesquisas

18 de julho de 2005

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Uma página mais completa, dinâmica e moderna. Assim é o novo site da Universidade de Brasília (UnB), que tem previsão de lançamento para esta segunda-feira (18/7). O trabalho levou um ano e dois meses para ser finalizado. A idéia é disponibilizar conteúdos da instituição de ensino e pesquisa, além de serviços fora do campus, para o cidadão comum.

"O site foi modificado a pedido da própria comunidade acadêmica. Os conteúdos inéditos, preparados pela equipe de jornalismo, incluem desde a divulgação de pesquisas universitárias até informações destinadas a atender o público em geral", explica Ana Luiza Gomes, editora responsável pelo portal, à Agência FAPESP.

Entre as novas seções apresentadas estarão "Serviços", "Oportunidades", "Temas" e "Conheça Brasília". Em "Serviços", o internauta poderá acessar diversas atividades realizadas na cidade em benefício do cidadão, oferecidas ou não pela UnB. Em "Oportunidades" estarão listas de concursos públicos, tendências e avaliações de mercado sobre diferentes áreas do conhecimento.

A seção "Temas" abordará assuntos atuais como empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, educação a distância e necessidades especiais. "Conheça Brasília" traz guias turísticos com textos e fotos sobre a capital e regiões do Distrito Federal. São informações sobre a história, funcionamento e horários de museus, palácios, shoppings, hotéis, natureza, esportes, teatro, etc.

A novidade também está no processo de concepção e desenvolvimento do novo site. "O portal foi inteiramente desenvolvido com base em software livre. A nossa intenção foi seguir as novas tendências do governo federal, com a utilização de ferramentas abertas e gratuitas", diz Ana Luiza. O software utilizado foi o Zope. "Trata-se de um programa que permite a realização de qualquer tipo de atualização sem ter de pagar nada, além de ser mais eficiente, rápido e seguro", conta.

Mais informações: www.unb.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.