Quase todos os tipos de transporte estão sendo usados pelas cidades brasileiras para a promoção da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, fruto da iniciativa do governo federal, termina no domingo (9/10)
Quase todos os tipos de transporte estão sendo usados pelas cidades brasileiras para a promoção da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, fruto da iniciativa do governo federal, termina no domingo (9/10)
A programação, prevista para durar a manhã toda, será conduzida por pesquisadores que estudam a costa amazônica. Ao longo da rota fluvial, além da observação da paisagem, serão apresentadas palestras que vão explicar quais são as metodologias mais utilizadas para a investigação das plantas e dos animais. O navio para a excursão, o Grão-Pará I, foi cedido pelo corpo de bombeiros do Pará.
No Distrito Federal, a ciência não estará a bordo de um barco, mas sim de um caminhão. Foram mais de 2 mil quilômetros de viagem entre Porto Alegre e Brasília. O Museu Itinerante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ficará até o fim da semana na Universidade de Brasília. Muitas demonstrações interativas, de várias áreas do conhecimento, vão estar à disposição dos visitantes das 9h às 20h.
Outro meio de transporte será usado em mais um Estado brasileiro que também participa ativamente da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Pernambuco é o ônibus que está trabalhando como agente para popularizar a ciência. Em cada dia, ele estaciona em uma região.
Nesta quarta-feira (5/10) a caravana da ciência ficará na Escola Agrotécnica Federal da cidade de Vitória de Santo Antão. Na quinta, o ônibus passará por Camaragibe, na Grande Recife. Na seqüência, o universo científico subirá as ladeiras de Olinda (7/10) e passará pela orla da Praia de Boa Viagem, em Recife (8/10).
Todas as atividades cadastradas pelas diversas instituições que participam do evento podem ser consultadas no site oficial. Basta clicar primeiro nos mapas e depois nos Estados para que a lista das cidades apareça. O endereço é semanact2005.mct.gov.br/index.php
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.