Um dos documentários da série da Tv Cultura vai abordar o trabalho do Centro de Aqüicultura de Rio Claro
(Foto: Divulgação)

Das prateleiras para a televisão
25 de novembro de 2004

Teses e dissertações produzidas na Universidade Estadual Paulista (Unesp) acabam de ser transformadas em documentários. Os programas, como o do "Bicho feio bicho bonito", serão transmitidos pela Rede Cultura

Das prateleiras para a televisão

Teses e dissertações produzidas na Universidade Estadual Paulista (Unesp) acabam de ser transformadas em documentários. Os programas, como o do "Bicho feio bicho bonito", serão transmitidos pela Rede Cultura

25 de novembro de 2004

Um dos documentários da série da Tv Cultura vai abordar o trabalho do Centro de Aqüicultura de Rio Claro
(Foto: Divulgação)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - O conhecimento científico-cultural produzido na academia divulgado ao grande público por meio da televisão. Esta é a proposta de uma série de documentários produzidos com base em dissertações e teses acadêmicas defendidas na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O projeto "ConsCiência na Cultura" é formado por oito documentários. Os programas serão exibidos durante as próximas semanas, sempre às terças-feiras, às 24h15. A iniciativa é da Reitoria da Unesp, sob a coordenação do professor Osvaldo Aulino da Silva.

"A intenção é fazer com que a universidade cumpra seu compromisso social de disseminar o conhecimento de uma forma mais prática, promovendo a transferência de tecnologia para a sociedade e o setor produtivo", disse Aulino da Silva à Agência FAPESP. "A universidade pública deve mostrar o que produz como uma espécie de prestação de contas à sociedade", acredita.

O primeiro documentário, que estreou no dia 23 de novembro, mas será reprisado em janeiro, foi "Dom Casmurro - O caso da adulteração de um adultério", uma referência à dissertação da professora da Unesp, em Rio Claro, Maria Augusta Ribeiro, que aprofundou seus estudos na obra de Machado de Assis. O vídeo foi dirigido pelo ator e diretor Vicentini Gomez.

"A iniciativa de exibir estudos de maneira televisionada pode também servir de exemplo para o desenvolvimento de novas produções em outras universidades públicas", disse o diretor dos programas. "Os documentários tiram os livros da prateleira das bibliotecas e os colocam na tela da televisão por meio de uma linguagem simples e acessível".


Veja a programação da série "ConsCiência na Cultura":


Dia 30/11/04

Programa 2: "Formigas cortadeiras".
Baseado em pesquisas do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Unesp, em Rio Claro, e no Laboratório de Insetos Sociais, em Botucatu.

Donas de uma organização social complexa, as formigas cultivam o seu próprio alimento, causando sérios prejuízos aos vegetais em especial na agricultura e nos reflorestamentos. O documentário mostra formas alternativas e tradicionais de controle desses insetos.

Dia 7/12/04

Programa 3: "Centro de contradições".
Responsável: Silvia Guarnieri Ortigoza.

A metrópole de São Paulo apresenta uma multiplicidade de padrões culturais, diferentes formas de sociabilidade, e, com isso, diversos usos e apropriações do espaço. A idéia é abordar o comércio de refeições prontas produzidas fora do lar e seus impactos no espaço urbano. Apresenta a articulação contraditória das estratégias comerciais criadas pelas escassez de tempo e criadoras de novos hábitos de consumo.

Dia 14/12/04

Programa 4: "Sol nascente no brasil".
Responsável: Francisco Hashimoto.

O comportamento psicológico dos imigrantes japoneses e o choque com a realidade na "terra prometida" após constatarem a "propaganda enganosa", com o ganho fácil e farto. São abordados aspectos sobre a luta para adaptar-se, o trabalho "quase" escravo, os conflitos com a impossibilidade da volta e a necessidade de rompimento do vínculo com a terra natal.

Dia 21/12/04

Programa 5: "Bicho feio bicho bonito".
Responsável: Augusto Shinya Abe.
Baseado no trabalho de pesquisa do Centro de Aqüicultura, no Jacarezário de Rio Claro. Os jacarés formam um grupo de répteis com pouco mais de vinte espécies viventes no mundo. Dentre os jacarés brasileiros, o jacaré-de-papo-amarelo é o mais ameaçado de extinção. Desta forma, é necessário tentar recuperar as populações remanescentes e procurar conhecer aspectos múltiplos de sua biologia, como reprodução, crescimento, dieta, fisiologia, comportamento e patologia da espécie.

Dia 4/01/05

Programa 6: Plantio direto.
Responsável: Sergio Hugo Benez.

Baseado nas pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. O processo comparativo entre o plantio convencional e o plantio direto, as vantagens econômicas e ecológicas, além das inovações tecnológicas no uso e emprego das máquinas operando no campo são temáticas abordadas pelo programa.

Dia 11/01/05

Programa 7: "Mulheres – AIDS: Uma sombra no caminho".
Responsável: Marli Gimenez Galvão.

Um estudo sobre mulheres infectadas pelo vírus HIV: análise da qualidade de vida de mulheres com infecção e sua correlação com as variáveis sócio-demográficas, epidemiológicas e clínicas. Apresenta questões de atividades gerais, sexuais, sigilo sobre a infecção, preocupação com a saúde, situação financeira, satisfação com a vida e questões relativas à medicação e confiança no médico.

Dia 18/01/05

Programa 8: "Brinquedos e jogos no ensino da física".
Responsável: Eugenio Maria de França Ramos.

Brinquedos e jogos no Ensino da Física apresenta a associação entre a aprendizagem e o comportamento lúdico/exploratório, procurando despertar o interesse dos alunos no processo criativo de aprendizagem da física. O caráter lúdico vai além de brinquedos e jogos, podendo estar ligado à construção e/ou ao manuseio de dispositivos didáticos.

Dia 25/01/05

Programa 1: "Dom Casmurro - O caso da adulteração de um adultério" (reprise).
Responsável: Maria Augusta Ribeiro.

Uma releitura do romance mais polêmico da literatura Brasileira, desvendando sua dramaturgia e suas máscaras. A máscara principal é a do adultério, que revela o verdadeiro mote da obra: a adulteração que permeia todos os outros temas, desnudando o romance e apontando suas estruturas dramáticas.


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