Instituto Mauá de Tecnologia expõe novas tecnologias e produtos na Eureka 2006, com a apresentação de 157 trabalhos (foto: divulgação)
Instituto Mauá de Tecnologia expõe novas tecnologias e produtos na Eureka 2006, com a apresentação de 157 trabalhos nas áreas de administração, engenharia e gestão
Instituto Mauá de Tecnologia expõe novas tecnologias e produtos na Eureka 2006, com a apresentação de 157 trabalhos nas áreas de administração, engenharia e gestão
Instituto Mauá de Tecnologia expõe novas tecnologias e produtos na Eureka 2006, com a apresentação de 157 trabalhos (foto: divulgação)
Agência FAPESP - Identificador de cédulas para deficientes visuais, reforço estrutural para portas de viaturas policiais feito de coletes à prova de bala reaproveitados e um laboratório para análise de emissões de poluentes em motocicletas.
Esses serão alguns dos produtos e idéias apresentados durante a Eureka 2006, mostra de trabalhos e pesquisas realizados no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de 26 a 28 de outubro, em São Caetano do Sul (SP).
A proposta da iniciativa é reunir representantes de vários segmentos da indústria e o público interessado em novas tecnologias e desenvolvimento de produtos. A mostra contará com a apresentação de 157 trabalhos de graduação nas áreas de administração, engenharia e gestão. A entrada é gratuita e a mostra é aberta ao público.
"A exposição de trabalhos tem duas vertentes básicas. Além de ressaltar o potencial de nossos engenheiros diante do público, a idéia é mostrar aos alunos práticas que não são diretamente ensinadas nos cursos de engenharia, como técnicas de comercialização e transferência tecnológica para o mercado", disse José Carlos de Souza Júnior, professor de Engenharia Elétrica do IMT e coordenador do Comitê Técnico-Científico da Eureka 2006, à Agência FAPESP. "Com o contato direto entre estudantes de graduação e empresários, a probabilidade de bons negócios é grande."
Para Souza Júnior, essa é uma das maiores oportunidades de divulgação dos produtos e serviços desenvolvidos na universidade para empresas e para o público em geral. Os trabalhos abordam a utilização de novas tecnologias em áreas como elétrica, alimentos, controle, automação, civil, mecânica e química.
"Teremos desde trabalhos puramente acadêmicos, que ainda precisam de ajustes para chegar ao mercado, até projetos com viabilidade comprovada para se tornar produto, como o aparelho que identifica cédulas para deficientes visuais", explica Souza Júnior. Ao inserir uma cédula no aparelho, automaticamente uma voz eletrônica diz o valor e até mesmo identifica notas falsas.
Os alunos de Engenharia de Controle e Automação apresentarão também uma máquina automatizada de caipirinha, um novo sistema de congelamento para supermercados e um modelo de freio controlado para bicicletas. Destaque também para um sistema de gerenciamento do atendimento bancário com simulação de filas, desenvolvido por alunos de Engenharia de Produção Mecânica.
Mais informações: www.maua.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.