Quarta-feira (30/07) é a data-limite para se inscrever (imagem: Freepik)
Podem participar estudantes do ensino médio e quem já concluiu ou está cursando o ensino superior. Inscrições até quarta-feira (30/07)
Podem participar estudantes do ensino médio e quem já concluiu ou está cursando o ensino superior. Inscrições até quarta-feira (30/07)
Quarta-feira (30/07) é a data-limite para se inscrever (imagem: Freepik)
Agência FAPESP – O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) promoverá o curso on-line “Do telescópio à descoberta: uma jornada científica pelas estrelas” de agosto a novembro de 2025.
O curso é gratuito e tem o objetivo de ampliar o acesso à astronomia profissional, priorizando estudantes de escolas públicas, estudantes de baixa renda e regiões com menor acesso a equipamentos científicos.
Os participantes terão acompanhamento de estudantes universitários e farão parte de uma turma virtual que realizará observações remotas de estrelas, coletará dados científicos e aprenderá na prática como funciona o método científico. As observações astronômicas são reais, por meio do telescópio Meade de 16 polegadas do Observatório Abrahão de Moraes, do IAG.
O intuito é que os estudantes conheçam como os astrônomos determinam distâncias no Universo e, além disso, contribuam para uma base de dados científica real.
Podem participar estudantes do ensino médio e quem já concluiu ou está cursando o ensino superior. Os interessados devem se inscrever até a próxima quarta-feira (30/07), por formulário on-line.
Caso o número de inscrições seja superior ao número de vagas disponíveis, será realizado um processo seletivo em que 50% das vagas vão para estudantes que se identificam como do gênero feminino e 50% das vagas para estudantes de escolas públicas.
Mais informações: www.iag.usp.br/noticias/aex-do-telescopio-a-descoberta.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.