Ferramenta computacional desenvolvida no Inpe permite o uso de dados geográficos por setores como segurança pública e gestão urbana
Ferramenta computacional desenvolvida no Inpe permite o uso de dados geográficos por setores como segurança pública e gestão urbana
Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferece cursos de introdução ao TerraView, uma ferramenta computacional que permite o uso de dados geográficos por setores como segurança pública, gestão urbana, indicadores sociais, saúde pública, geografia e problemas ambientais.
Estão abertas as inscrições para as próximas edições – de 23 a 25 de abril e de 25 a 27 de abril – em São José dos Campos. Também estão previstas turmas no Inpe de Natal, em outubro.
Desenvolvido por pesquisadores do Inpe, o TerraView é um aplicativo construído com base na biblioteca de geoprocessamento TerraLib, também criada no instituto, para visualização e exploração de dados geográficos.
Os tópicos do curso envolvem modelagem, consultas de objetos e análises básicas, operações geográficas, edição vetorial, processamento digital de imagens, fundamentos de sensoriamento remoto, entre outros conceitos. A duração é de 20 horas.
O público-alvo é formado por profissionais das áreas de recursos naturais (cartografia, geografia, geologia, agronomia, floresta, ecologia) e técnicos que necessitem utilizar o sistema para tratar informações espaciais.
As inscrições podem ser realizadas no site www.selperbrasil.org.br/cursos /curso_terraview_sjc.php
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.