Revista eletrônica traz novas experiências pedagógicas implementadas por professores e alunos do ensino superior em escolas da rede pública (foto: divulgação)

Criatividade educacional
23 de dezembro de 2005

Unesp lança revista eletrônica com novas experiências pedagógicas implementadas por professores e alunos do ensino superior em escolas da rede pública em São Paulo

Criatividade educacional

Unesp lança revista eletrônica com novas experiências pedagógicas implementadas por professores e alunos do ensino superior em escolas da rede pública em São Paulo

23 de dezembro de 2005

Revista eletrônica traz novas experiências pedagógicas implementadas por professores e alunos do ensino superior em escolas da rede pública (foto: divulgação)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou o primeiro volume da revista eletrônica Núcleos de Ensino.

A publicação traz uma série de experiências pedagógicas realizadas desde 1987 na Unesp. Os 13 núcleos de ensino criados naquela época tinham o objetivo de propor soluções criativas para os problemas nas escolas públicas do Estado.

A revista apresenta 43 artigos sobre os trabalhos realizados ao longo de 2003, nos campi de Ilha Solteira, Franca, São José do Rio Preto, Jaboticabal, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Bauru, Assis, Botucatu, Rio Claro, Guaratinguetá e São Paulo.

Os docentes e alunos envolvidos com os núcleos vão até escolas públicas de suas cidades de maneira voluntária. Eles identificam os problemas no ensino e propõem alternativas para modificar o conteúdo pedagógico das disciplinas. Atualmente, os núcleos desenvolvem 83 projetos de ensino.

"A intenção é aproximar docentes da Unesp e professores do ensino infantil, fundamental e médio com a criação de novas metodologias voltadas para a melhoria da educação na rede pública", explicou José Roberto Saglietti, assessor técnico da Prograd e coordenador-geral dos Núcleos de Ensino, à Agência FAPESP. "Essa intervenção enriquece a formação dos alunos da universidade, estimula a pesquisa científica e melhora o cotidiano das escolas."

Para tornar o ensino mais agradável e, ao mesmo tempo, mais qualificado para as crianças, Saglietti explica que é preciso incorporar nas escolas uma série de práticas que relacionem conceitos teóricos às atividades cotidianas dos alunos. Segundo ele, essa intervenção pedagógica pode ocorrer de várias maneiras, como pela mudança de abordagens teóricas por meio de jogos, vídeos, histórias ou músicas.

"As metodologias implementadas nas escolas são todas de domínio público. Ou seja, qualquer escola brasileira pode adaptá-las em suas atividades de ensino", conta Saglietti. "E, até o final de 2006, publicaremos as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas em 2004."

Mais informações: www.unesp.br/prograd/nucleo2005.


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