As inscrições podem ser feitas pelo site da FAPESP (imagem: divulgação)

Difusão do Conhecimento
COP30 é destaque na nova temporada da série Conferências FAPESP
25 de março de 2025

A pesquisadora do Ipam Ane Alencar ministra nesta sexta-feira o primeiro evento de 2025, que abordará “O papel da Biodiversidade na agenda climática”

Difusão do Conhecimento
COP30 é destaque na nova temporada da série Conferências FAPESP

A pesquisadora do Ipam Ane Alencar ministra nesta sexta-feira o primeiro evento de 2025, que abordará “O papel da Biodiversidade na agenda climática”

25 de março de 2025

As inscrições podem ser feitas pelo site da FAPESP (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – A série Conferências FAPESP retorna nesta sexta-feira (28/03) com a proposta de debater e propor contribuições para a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP30) – encontro que será realizado em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro, para definir ações globais de enfrentamento da crise climática.

A primeira conferência de 2025 será ministrada por Ane Alencar, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), que abordará o tema “O papel da Biodiversidade na agenda climática”. A moderação será feita por Jean Paul Metzger, membro da coordenação do Programa BIOTA-FAPESP.

Na sequência serão realizadas três mesas-redondas sobre assuntos relacionados: “A FAPESP na COP30, agendas do clima e da biodiversidade”; “Justiça climática, adaptação e biodiversidade”; e “Oportunidades de integração das agendas clima-biodiversidade”.

Entre os debatedores estão representantes de várias instituições, como Carlos Joly, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Patricia Morellato, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Jean Ometto, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Marco Nalon, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo; e Pedro Brancalion, da Universidade de São Paulo (USP), entre outros.

A COP30 também será destaque em outras cinco Conferências FAPESP já programadas para este ano, que serão ministradas por David Obura (Plataforma Internacional sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – IPBES), em 25 de abril; Ima Vieira (Museu Paraense Emilio Goeldi), de Manaus, em 29 de abril; Thelma Krug (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC), em 30 de maio; Denise Duarte (Universidade de São Paulo – USP), em 27 de junho; e Helena Nader (Academia Brasileira de Ciências – ABC), em 29 de agosto.

Entre os aspectos abordados estão o impacto do aquecimento do planeta nas cidades, no oceano e na biodiversidade, bem como a transição energética e a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências.

A segunda conferência do ano, prevista para 17 de abril, tratará de uma temática diferente: “Práticas e linguagens da hostilidade e hospitalidade”. O convidado será Michel Agier, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, da França.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. A lista completa pode ser conferida em: fapesp.br/conferencias.

As inscrições para a conferência desta sexta-feira podem ser feitas pelo site da FAPESP. As atividades ocorrerão entre 10h e 17h, no auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo.

Mais informações: fapesp.br/17463/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.