Cooperação espacial com China e Rússia
13 de outubro de 2004

Representantes da AEB, MCT e de outros órgãos federais discutem em Pequim e Moscou parcerias na área espacial, que incluem a distribuição de imagens feitas por satélites e a construção de veículos lançadores

Cooperação espacial com China e Rússia

Representantes da AEB, MCT e de outros órgãos federais discutem em Pequim e Moscou parcerias na área espacial, que incluem a distribuição de imagens feitas por satélites e a construção de veículos lançadores

13 de outubro de 2004

 

Agência FAPESP - Nesta quinta-feira (14/10), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi, chega à China para participar da primeira reunião do Comitê Conjunto do Programa (PCC) do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS).

Serão discutidos o protocolo para venda das imagens do CBERS-2, lançado em 2003, e o desenvolvimento de outros três satélites da série: CBERS-2B, CBERS-3 e CBERS-4. De acordo com a AEB, será preciso definir em quais termos ocorrerá a distribuição das imagens e como estará estruturado o cronograma de atividades e responsabilidades para os próximos artefatos espaciais. O objetivo é, com o CBERS-2B, manter o serviço de distribuição que será iniciado pelo CBERS-2, uma vez que a vida útil desse último deve acabar por volta de 2007.

Dados referentes ao mercado mundial de comercialização de imagens de satélites mostram que o CBERS-2 atuaria em uma faixa que representa 41% dos clientes. Essas "fatias" variam de acordo com a resolução das imagens (mais aproximadas ou distantes do objeto). O CBERS se encontra na fatia em que as imagens são utilizadas para cartografia, monitoramento ambiental, vigilância e defesa, previsão de safra, uso dos solos e desastres naturais.

A comitiva brasileira chega à China vindo da Rússia, onde esteve reunida com representantes da Agência Espacial do país, em discussões para dar prosseguimento às conversações sobre a proposta russa de um programa de cooperação no desenvolvimento de foguetes lançadores.

A proposta foi apresentada em fevereiro durante a reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação, ocorrida no Itamaraty, e pretende ampliar o relacionamento entre os dois países, que atualmente envolve assessoria técnica ao Veículo Lançador de Satélites (VLS).

O objetivo do governo brasileiro é concluir os entendimentos em novembro, quando o presidente russo Vladimir Putin e diversos integrantes do governo do país estarão visitando o Brasil.

Mais informações: www.aeb.gov.br





  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.