Cooperação ampliada
20 de julho de 2004

Chineses e brasileiros discutem programa espacial conjunto. O próximo satélite da parceria, o CBERS-3, que deve ser lançado em 2008, acaba de passar para a fase de detalhamento do projeto

Cooperação ampliada

Chineses e brasileiros discutem programa espacial conjunto. O próximo satélite da parceria, o CBERS-3, que deve ser lançado em 2008, acaba de passar para a fase de detalhamento do projeto

20 de julho de 2004

 

Agência FAPESP - O programa para a terceira unidade do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) alcançou definições técnicas suficientes para que se inicie a fase de detalhamento do projeto. A afirmação foi feita pelo coordenador geral de engenharia e tecnologia espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi, durante encontro em Brasília com uma comitiva chinesa, na sexta-feira, (16/7), na Agência Espacial Brasileira (AEB).

De acordo com a ABE, os trabalhos agora se concentrarão na avaliação aprofundada do cronograma e equipamentos relativos ao desenvolvimento do CBERS-3, que tem previsão de lançamento para 2008, a partir do território chinês. Os primeiros resultados nesse sentido deverão ser tratados em reunião nos próximos meses entre os ministros da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Defesa Nacional (Costind), Zhang Yunchuan.

Campos e Yunchuan dirigem o Comitê Conjunto do Programa (PCC), instância para decisões referentes ao CBERS, no qual será discutida também a comercialização de imagens do satélite, de forma a assegurar o compromisso de suprimento para os usuários.

Durante o encontro na sexta, do qual participaram o presidente da agência, Sérgio Gaudenzi, e o diretor do Inpe, Luiz Carlos Miranda, foi debatida também a escolha de outras áreas para cooperação científica e tecnológica.

"Foram assinados em novembro de 2003 instrumentos de cooperação com o desejo de estabelecer novos projetos de cooperação, e gostaríamos de identificá-los", assinalou o administrador da Agência Espacial Nacional da China (CNSA), Sun Laiyan, que considera os laços existentes entre Brasil e China um "símbolo da parceria estratégica e exemplar de cooperação Sul-Sul".


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.