Consulta livre
11 de dezembro de 2008

Instituto Adolfo Lutz disponibiliza gratuitamente publicação com métodos para a análise de alimentos e água lançada em parceria com a Anvisa

Consulta livre

Instituto Adolfo Lutz disponibiliza gratuitamente publicação com métodos para a análise de alimentos e água lançada em parceria com a Anvisa

11 de dezembro de 2008

 

Agência FAPESP – O Instituto Adolfo Lutz (IAL) acaba de disponibilizar, para consulta gratuita pela internet, a primeira edição eletrônica do livro Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos, um importante instrumento de apoio à atividade laboratorial e à capacitação de profissionais que atuam na área.

A edição foi revisada a partir da 4ª edição impressa, lançada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo da iniciativa é atender à grande demanda de pesquisadores interessados na obra, ampliando o acesso à publicação e propiciando um subsídio decisivo para o aprimoramento laboratorial e para as ações de vigilância sanitária.

A obra, que é referência para elaboração de normas na área de alimentos, traz contribuições para a melhoria do desempenho de laboratórios do setor público e privado. Ela traz as metodologias analíticas utilizadas no instituto para o controle de qualidade de bebidas, águas, embalagens e equipamentos, além de contaminantes de alimentos tais como micotoxinas, resíduos de pesticidas e metais pesados.

Conta ainda com capítulos dedicados à segurança química e implantação de sistema de qualidade em laboratórios. O Instituto Adolfo Lutz, que integra o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, tem como finalidade contribuir para a promoção da saúde da população, por meio da geração e divulgação do conhecimento e produção de bens e serviços na área laboratorial de saúde pública.

Mais informações: www.ial.sp.gov.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.