Construção lúdica
30 de maio de 2005

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais criam série de jogos para computador que ensina detalhes técnicos sobre o processo de construção de moradias populares

Construção lúdica

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais criam série de jogos para computador que ensina detalhes técnicos sobre o processo de construção de moradias populares

30 de maio de 2005

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Uma maneira didática, e ao mesmo tempo divertida, para ensinar técnicas de construção civil foi desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os pesquisadores da Escola de Arquitetura estão criando games didáticos com a intenção de promover a qualificação de mutirantes no processo de construção de moradias populares.

A partir do projeto Mutirão São Gabriel: tecnologias avançadas de informática para novas formas de autogestão, financiado pelo Programa Habitare, já foram criados os três primeiros jogos: o do Canteiro, o da Marcação e o da Fundação.

Por meio de computação gráfica, os jogos ensinam conceitos técnicos para que os participantes possam tomar decisões corretas durante obras reais executadas em sistemas cooperativos de construção. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Lucia Malard, a série terá um total de 12 jogos.

"A intenção é oferecer as instruções fundamentais sobre a construção de casas populares de forma extremamente lúdica", disse Maria à Agência FAPESP. "A série completa envolverá detalhes técnicos que vão desde o orçamento inicial da obra até a entrega das chaves, passando por aspectos como a necessidade de manter o terreno limpo e os cuidados com as instalações elétricas e hidráulicas."

O primeiro exemplar da série, o Jogo do Canteiro, foi elaborado a partir de uma história que tem personagens como João Expedito, um rapaz que deseja construir sua moradia e para isso filia-se a uma associação de pessoas sem casa, e Zé Palpite, um desocupado que fica circulando no canteiro atrapalhando o andamento da obra. O jogador toma partido de João Expedito e ganha pontos para a organização final do canteiro, à medida que consegue se proteger das ações de Zé Palpite.

Outro título é o Jogo da Marcação, que ensina como transferir as medidas da planta para o terreno, e o da Fundação, em que são abordados os procedimentos necessários para se construir uma fundação de concreto ciclópico, a técnica utilizada com mais freqüência em moradias populares.

A pesquisadora explica que a série de jogos eletrônicos tem uma configuração básica para ser acessível em computador de telecentros comunitários e de escolas públicas de todo o país. "Com isso será possível, por exemplo, instalar os jogos próximos a canteiros de obras. Assim os trabalhadores poderão aprender e se divertir no intervalo de suas atividades", explica a coordenadora do projeto.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.