Os três nomes foram definidos em 25/06 (imagem: Sírio Cançado/Agência FAPESP)
Lista tríplice foi encaminhada ao governador do Estado de São Paulo para escolha e nomeação
Lista tríplice foi encaminhada ao governador do Estado de São Paulo para escolha e nomeação
Os três nomes foram definidos em 25/06 (imagem: Sírio Cançado/Agência FAPESP)
Agência FAPESP – Em reunião realizada no dia 25 de junho, o Conselho Superior da FAPESP elaborou a lista tríplice de candidatos a ser submetida ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para escolha e nomeação do novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), cujas competências estão previstas no art. 24 do Regimento Interno da Fundação.
Integram a lista Sergio Luiz Monteiro Salles Filho, Antonio José de Almeida Meirelles e Carlos Frederico de Oliveira Graeff.
Salles Filho é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 1981), mestre em ciências agrárias pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu (1985), com ênfase em energia aplicada à agricultura, e doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1993). É professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Foi superintendente de Planejamento Operacional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) entre 2001 e 2003, diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp de 2010 a 2013 e diretor do Instituto de Geociências da Unicamp entre 2017 e 2021. Foi pesquisador visitante no Manchester Institute of Innovation Research, no Reino Unido, entre 2013 e 2014. Na Unicamp destaca-se como ganhador por três vezes do Prêmio Zeferino Vaz (1998, 2001 e 2009), em reconhecimento pelo desempenho acadêmico. Foi coordenador adjunto de avaliação da FAPESP entre 2010 e 2020. Tem como linhas de pesquisa a economia, o planejamento e a gestão de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). É autor de cerca de 120 publicações em periódicos, livros e capítulos de livros, tendo orientado 50 pós-graduandos, nos níveis de mestrado e doutorado. Coordenou mais de 60 projetos de pesquisa e extensão ao longo de sua trajetória. Entre eles, destacam-se trabalhos de apoio ao planejamento de organizações públicas e privadas de pesquisa, trabalhos de avaliação de resultados e impactos de políticas e programas de pesquisa e inovação de fundos, agências de fomento e organizações públicas e privadas e trabalhos de prospecção e apoio à decisão em CT&I.
Meirelles é graduado (1980) e mestre (1984) em engenharia de alimentos pela Unicamp, além de doutor (1987) em engenharia de processos térmicos pela Technische Hochschule Merseburg (atualmente parte da Universidade Martin Luther, Alemanha) e em ciência econômica pela Unicamp (1997). É professor da Unicamp desde 1987, professor livre-docente a partir de 1995 e professor titular desde 2007. Tem experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos e na produção de biocombustíveis e de bioprodutos, atuando principalmente nos seguintes temas: equilíbrio de fases vapor-líquido, líquido-líquido e sólido-líquido de sistemas graxos e de soluções aquosas, destilação, extração líquido-líquido, adsorção, refino de óleos vegetais, purificação de biomoléculas, produção de bioetanol hidratado e anidro e de biodiesel. Suas atividades em economia estiveram focadas em teoria monetária e no desenvolvimento de modelos macroeconômicos de inspiração keynesiana. Foi coordenador de pós-graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp) entre 2011 e 2014, diretor da FEA-Unicamp de 2014 a 2018 e reitor da Unicamp de 2021 a 2025. É membro do Conselho Superior da FAPESP.
Graeff é graduado (1989), mestre (1991) e doutor (1994) em física pela Unicamp, além de pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); fellow da Royal Society of Chemistry; membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp); membro do Conselho (Advisory Board) do Journal of Materials Chemistry C, Materials Advances e RSC Applied Interfaces (RSC). Foi coordenador-geral de Programas Estratégicos e Infraestrutura da Diretoria Científica da FAPESP; coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; membro do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); pró-reitor de Pesquisa da Unesp; integrou a Coordenação de Área de Engenharia da FAPESP; foi coordenador da Área de Avaliação de Materiais e membro titular do Conselho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Foi pesquisador visitante em diversas instituições estrangeiras, entre elas a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça (2003-2004); Huazhong University of Science and Technology (HUST), na China (2011-2015); Beijing Jiaotong University (BJU), China (2015-2017); e Helmholtz-Zentrum Berlin für Materialien und Energie (HZB), na Alemanha (2019-2022). Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: dispositivos eletrônicos (células solares, transistores etc.), ressonância magnética eletrônica e biomateriais.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.