Lista tríplice foi encaminhada ao governador do Estado de São Paulo para nomeação (ilustração: Sirio Cançado/Agência FAPESP)

Conselho Superior da FAPESP define candidatos ao cargo de diretor-presidente
19 de agosto de 2022

Lista tríplice foi encaminhada ao governador do Estado de São Paulo para nomeação

Conselho Superior da FAPESP define candidatos ao cargo de diretor-presidente

Lista tríplice foi encaminhada ao governador do Estado de São Paulo para nomeação

19 de agosto de 2022

Lista tríplice foi encaminhada ao governador do Estado de São Paulo para nomeação (ilustração: Sirio Cançado/Agência FAPESP)

 

Agência FAPESP – Em reunião realizada na última quarta-feira (17/08), o Conselho Superior da FAPESP elaborou a lista tríplice de candidatos a ser submetida ao governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, para nomeação do novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), cujas competências estão previstas no art. 24 do Regimento Interno da Fundação.

Integram a lista Carlos Américo Pacheco, Guilherme Ary Plonski e Carlos Frederico de Oliveira Graeff.

Pacheco é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 1979), mestre (1988) e doutor (1996) em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado na Columbia University (2005). É professor de economia na Unicamp. Foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep, 1999-2002). Também foi subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2007), reitor do ITA (2011-2015) e diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, 2015-2016).

Plonski é professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e professor associado da Escola Politécnica (Poli), ambas da Universidade de São Paulo (USP). Dirige o Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), é coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. Foi diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini. É membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Carlos Graeff é bacharel (1989), mestre (1991) e doutor em física (1994) pela Unicamp; livre-docente na USP (1999), com estágios de pesquisa no Max Planck Institut für Festkörperforschung, Stuttgart, Alemanha (1992-1993); no Walter-Schottky Institut, TU-München, Alemanha (1994-1996) e na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça (2003 e 2004). Foi pró-reitor de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde é professor titular do Departamento de Física da Faculdade de Ciências. Integrou a Coordenação de Área de Engenharia da FAPESP. Foi diretor científico da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e presidente do Clube Humboldt do Brasil. É membro da Aciesp.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.