Conquistas inéditas na Olimpíada Internacional de Física
04 de agosto de 2008

Pela primeira vez estudante brasileiro conquista medalha de prata na competição. País ganhou também uma medalha de bronze e duas menções honrosas

Conquistas inéditas na Olimpíada Internacional de Física

Pela primeira vez estudante brasileiro conquista medalha de prata na competição. País ganhou também uma medalha de bronze e duas menções honrosas

04 de agosto de 2008

 

Agência FAPESP – Guilherme Victal Alves da Costa, de 16 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio no Colégio Objetivo, em São Paulo, conseguiu um feito inédito na Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês). Ele foi o ganhador da primeira medalha de prata de um estudante brasileiro na competição.

A 39ª edição da IPhO ocorreu em Hanói, capital do Vietnã, de 21 a 29 de julho. Até então, o melhor desempenho de estudantes brasileiros havia sido a conquista da medalha de bronze, no ano passado.

O Brasil participa da competição desde 2000 por iniciativa da Sociedade Brasileira de Física. Os alunos são selecionados na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Outros estudantes brasileiros também tiveram êxito em 2008: dos cinco que foram ao Vietnã, quatro tiveram seu desempenho reconhecido.

O paranaense Alex Atsushi Takeda, do Colégio Universitário, de Londrina, ganhou medalha de bronze, enquanto André Gentil Guerra Agostinho, do Colégio Gênese, no Recife, e Rafael Parpinel Carvina, do Colégio Objetivo, de São Paulo, foram reconhecidos com menções honrosas. Também representou o país o paulistano Vitor Mori, do Colégio Etapa.

A equipe brasileira foi chefiada pelo professor Euclydes Marega Júnior, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), que também coordenou os trabalhos de preparação dos estudantes.

Participaram da 39ª Olimpíada Internacional de Física cerca de 400 alunos do ensino médio, de 90 países. A medalha de ouro foi entregue a 46 estudantes, 47 ganharam prata e 78 bronze. O diploma de menção honrosa foi atribuído a 87 participantes.

O Brasil teve ainda o melhor desempenho entre os países da América Latina. Em seguida veio Cuba, com uma medalha de bronze. Dois estudantes argentinos, dois colombianos e um mexicano também ganharam menção honrosa.

Mais informações sobre a competição: http://ipho2008.hnue.edu.vn


OBF 2008

Termina na quarta-feira (6/8) o prazo para as inscrições das escolas de todo o país que desejarem participar da Olimpíada Brasileira de Física 2008.

Depois de credenciada, a escola poderá inscrever quantos alunos quiser. Podem participar alunos do último ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. A prova da primeira fase da OBF será realizada no dia 16 de agosto.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.sbfisica.org.br/olimpiadas

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.