Atendimento presencial na sede da Fundação será suspenso temporariamente a partir de 16 de março; envio de documentos deve ser feito pelos Correios ou pelos Pontos de Apoio da FAPESP nas universidades e institutos de pesquisa (imagem: CDC)
Atendimento presencial na sede da Fundação será suspenso temporariamente a partir de 16 de março; envio de documentos deve ser feito pelos Correios ou pelos Pontos de Apoio da FAPESP nas universidades e institutos de pesquisa
Atendimento presencial na sede da Fundação será suspenso temporariamente a partir de 16 de março; envio de documentos deve ser feito pelos Correios ou pelos Pontos de Apoio da FAPESP nas universidades e institutos de pesquisa
Atendimento presencial na sede da Fundação será suspenso temporariamente a partir de 16 de março; envio de documentos deve ser feito pelos Correios ou pelos Pontos de Apoio da FAPESP nas universidades e institutos de pesquisa (imagem: CDC)
Agência FAPESP – A chegada da epidemia de COVID-19 (coronavirus 2019 disease) requer a adoção de medidas especiais de proteção da saúde e da segurança de nossa comunidade – pesquisadores e estudantes que se beneficiam de auxílios da Fundação, assessores e servidores da FAPESP –, no sentido de evitar ou conter a propagação da doença.
Em função desse quadro, recomenda-se aos pesquisadores que adiem viagens que não sejam estritamente necessárias, em especial para regiões com elevada incidência de casos, e que considerem o adiamento ou cancelamento da organização de eventos programados, sempre que possível, seguindo as orientações de sua instituição.
A FAPESP já tem procedimentos que podem evitar prejuízos aos pesquisadores responsáveis para casos justificados de cancelamento ou adiamento de viagens de visitantes ou de pesquisadores para participação em reuniões. Faz parte dos procedimentos normais a possibilidade de mudanças justificadas nos projetos, resultantes de acontecimentos imprevistos, como, por exemplo, a necessidade de retorno antecipado ao país. É essencial nesses casos haver justificativa documentada para a solicitação, que será analisada pela Fundação.
Caso seja necessário solicitar modificação em seu auxílio ou bolsa, lembre-se que todas as Solicitações de Mudança devem ser apresentadas via sistema, podendo a Fundação aprová-las, desde que devidamente justificadas e documentadas.
Em caso de urgência justificada, em razão de eventos relacionados ao coronavírus, encaminhe sua dúvida pelo Converse com a FAPESP, escolhendo na lista de assuntos o tema “COVID-19”, e incluindo o número do processo para que o caso específico possa ser avaliado. Esclarecemos que esse canal de comunicação não responderá questionamentos sobre outros assuntos, devendo ser utilizado exclusivamente para justificar a necessidade de urgência relacionada ao coronavírus.
Comunicamos também que a FAPESP, a partir do dia 16 de março de 2020, não mais atenderá pesquisadores para a entrega física de documentos e esclarecimento de dúvidas em sua sede. Em caso de necessidade, os documentos devem ser remetidos à FAPESP pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR), ou encaminhados por meio dos Pontos de Apoio da FAPESP junto às universidades e instituições de pesquisa.
A FAPESP voltará a se comunicar com a comunidade sobre esses problemas e fornecerá orientações à medida que novas recomendações dos órgãos de saúde pública estiverem disponíveis.
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