Iniciativa da USP busca ajudar os estudantes a desenvolver habilidades para resolver problemas de matemática. Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo (foto: Falk Schirrmeister/Pixabay)

Competição promove jogos matemáticos para alunos do ensino básico
22 de março de 2023

Iniciativa da USP busca ajudar os estudantes a desenvolver habilidades para resolver problemas de matemática. Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo

Competição promove jogos matemáticos para alunos do ensino básico

Iniciativa da USP busca ajudar os estudantes a desenvolver habilidades para resolver problemas de matemática. Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo

22 de março de 2023

Iniciativa da USP busca ajudar os estudantes a desenvolver habilidades para resolver problemas de matemática. Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo (foto: Falk Schirrmeister/Pixabay)

 

Agência FAPESP – Escolas interessadas em participar da quarta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos (JogoMat), iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) que ajuda os alunos do ensino básico a desenvolver habilidades para resolver problemas de matemática, têm até 30 de março para se inscrever.

O projeto é promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática João Afonso Pascarelli, órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP). Podem participar escolas públicas e privadas de São Paulo.

O principal objetivo do JogoMat é estimular o desenvolvimento dos estudantes em relação a si mesmos e aos outros por meio do raciocínio e da interação entre os jogadores. Nos jogos, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar habilidades cognitivas que também são necessárias na matemática, como concentração, memória e capacidade de pensar antes de agir. Estima-se que, assim, terão mais facilidade para assimilar os conteúdos da disciplina.

Durante a competição, os professores poderão avaliar as produções de seus alunos enquanto os auxiliam na interpretação das regras, no desenvolvimento de estratégias, na análise e comparação com jogos já conhecidos e no compartilhamento dos raciocínios utilizados nas partidas. A partir desse contato, os docentes poderão introduzir novos modos de ensino em sala de aula.

O campeonato terá duas fases. A primeira ocorrerá entre abril e julho na própria escola, onde deverá ser construído o jogo e uma seletiva interna para escolher o (s) representante (s) da instituição por categoria. A segunda fase está prevista para fim de agosto e/ou início de setembro, em local a ser confirmado.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. Será cobrada uma taxa de R$ 100 para escolas particulares e R$ 50 para escolas públicas. As escolas públicas poderão requisitar isenção de taxa.

Mais informações: www.ime.usp.br/caem/jogomat2023/, pelo e-mail jogomat@ime.usp.br ou no telefone (11) 3091-6160.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.