Competição estudantil reúne 8,3 milhões
02 de junho de 2005

Mobilização para 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas é tão grande que 77,4% de todos os municípios brasileiros tiveram escolas inscritas

Competição estudantil reúne 8,3 milhões

Mobilização para 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas é tão grande que 77,4% de todos os municípios brasileiros tiveram escolas inscritas

02 de junho de 2005

 

Agência FAPESP - Um total de 8,3 milhões de estudantes, de 22,6 mil escolas públicas de todo o país, inscreveram-se na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ação conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação.

Segundo o MCT, a participação ultrapassou a meta dos organizadores, que pretendiam, no primeiro ano do projeto, alcançar 5 milhões de participantes. A mobilização é tão grande que 77,4% de todos os municípios brasileiros tiveram escolas inscritas.

A iniciativa envolve alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas. A primeira prova, de questões objetivas, será realizada no dia 16 de agosto, nas escolas inscritas e em horário normal de aula. A prova discursiva está marcada para 8 de outubro e a divulgação do resultado está prevista para novembro.

Um total de 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) serão oferecidos aos vencedores.

Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por estado, ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional.

Com o tema "Somando novos talentos para o Brasil", a Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo de matemática e identificar jovens talentos, proporcionando a eles novos caminhos nas áreas científica e tecnológica.

Mais informações: www.obmep.org.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.