Para participar do desafio, as escolas podem inscrever times com até oito jovens entre 10 e 18 anos (foto: Denise Casatti/ICMC-USP)
USP de São Carlos sediará etapa nacional da iniciativa “Robótica para o Bem: Desafio Juvenil”, promovida pela ONU em 40 países. Vencedores participarão do desafio final, na Suíça
USP de São Carlos sediará etapa nacional da iniciativa “Robótica para o Bem: Desafio Juvenil”, promovida pela ONU em 40 países. Vencedores participarão do desafio final, na Suíça
Para participar do desafio, as escolas podem inscrever times com até oito jovens entre 10 e 18 anos (foto: Denise Casatti/ICMC-USP)
Agência FAPESP – A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a iniciativa “Robótica para o Bem: Desafio Juvenil”, um campeonato mundial de robótica educacional voltado para o público adolescente.
O manual do desafio apresenta um cenário fictício aos competidores: um devastador terremoto de 7.2 atinge a capital do país e uma equipe de robótica, famosa pela perícia e inovação tecnológica em operações de resgate e evacuação, é convocada pelo comitê de emergência para auxiliar nos esforços de socorro às vítimas.
Para simular uma operação de resgate e evacuação no cenário de um devastador terremoto, são usados tabuleiros de madeira com áreas identificadas como hospital e refúgio. Durante a competição, os robôs devem atuar nesse cenário conduzindo as vítimas – representadas por esferas de isopor – ao local mais apropriado: hospital ou refúgio.
Todos os robôs devem ser completamente autônomos, o que significa que a equipe só poderá interagir com os dispositivos para iniciá-los e pará-los.
A iniciativa acontecerá em 40 países. No Brasil, a cidade de São Carlos (SP) será a sede da etapa nacional, que ocorrerá em 30 de novembro, no salão de eventos da Universidade de São Paulo (USP), na área I do campus.
Para participar do desafio, as escolas podem inscrever times com até oito jovens entre 10 e 18 anos, bastando preencher gratuitamente formulário on-line até 1º de outubro. Como as vagas são limitadas, as primeiras 30 equipes que enviarem a documentação solicitada terão garantido um lugar na competição.
Em São Carlos, o torneio é classificatório e poderá credenciar as equipes com o melhor desempenho a participar da grande final do desafio, que será em Genebra, na Suíça, durante o tradicional evento “AI for Good Global Summit”, de 8 a 11 de julho de 2025.
Para preparar as equipes que vão participar dessa primeira edição nacional da competição, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e o Centro de Robótica, ambos da USP, promoverão oficinas gratuitas a partir de 2 de outubro, às quartas-feiras, das 19h às 22h; ou às sextas-feiras, das 14h às 17h. As oficinas terminarão em 22 de novembro.
Para participar desses treinamentos, as equipes precisam se inscrever por formulário eletrônico. Ao preenchê-lo, a equipe pode estabelecer sua preferência de horário. Os inscritos receberão todas as informações sobre as oficinas no e-mail cadastrado no formulário.
Mais informações: https://tinyurl.com/msra3zvs.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.