Minicurso da USP abordará temas como elaboração de senhas fortes, identificação de links maliciosos e de tentativas de golpe
Minicurso da USP abordará temas como elaboração de senhas fortes, identificação de links maliciosos e de tentativas de golpe
Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) promoverá, amanhã (23/10) e sábado (26/10), em São Carlos, o minicurso “Como você pode se sentir mais seguro na internet e não cair em golpes digitais?”.
O objetivo é promover a conscientização sobre como se manter seguro no ambiente digital. Serão oferecidos conhecimentos e habilidades práticas em segurança da informação, abordando temas como elaboração de senhas fortes, identificação de links maliciosos e de tentativas de golpe, além de explicar nuances do cibercrime, como o phishing.
Dez estudantes do ICMC serão os responsáveis por apresentar cada um dos dez tópicos que serão abordados na iniciativa. O grupo ainda prevê o ensino de conhecimentos básicos sobre o universo de segurança da informação, como criptografia básica, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e rede virtual privada (VPN, na sigla em inglês), buscando contribuir com a formação de uma cultura de segurança da informação na sociedade.
Os interessados em participar devem se inscrever por formulário on-line.
As atividades de amanhã serão realizadas das 19h às 22h, na sala 5-001 do ICMC. No sábado, o minicurso acontecerá das 14h às 17h, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC. O endereço é av. Trab. São Carlense, 400, Centro, São Carlos, SP.
Mais informações: https://tinyurl.com/273hwre6.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.