Experimento irá demonstrar a estudantes como calcular o diâmetro terrestre a partir de experimento feito pela primeira vez há 2,2 mil anos (foto: Nasa)

Como medir a Terra
21 de outubro de 2004

Experimento durante a Semana Nacional de C&T, feito em conjunto pelos Planetários do Rio de Janeiro, Belém e Florianópolis, irá demonstrar a estudantes como calcular o diâmetro terrestre a partir de experimento feito pela primeira vez há 2,2 mil anos

Como medir a Terra

21 de outubro de 2004

Por Washington Castilhos, do Rio de Janeiro

Agência FAPESP - Medir o tamanho da circunferência terrestre por meio de um experimento similar ao concebido por Eratóstenes cerca de 200 anos a.C., quando o matemático grego fez o primeiro cálculo do gênero. Esse é o objetivo do projeto "Revivendo Eratóstenes", iniciativa da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia direcionada a alunos do ensino médio.

"Nosso objetivo é inserir esses estudantes no método científico, mostrando que a partir de algum conhecimento de geometria, matemática, geografia e astronomia é possível obter uma estimativa do tamanho do nosso planeta. Uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na escola", disse o astrônomo Paulo César Pereira, um dos coordenadores do projeto.

A idéia é reproduzir a técnica usada por Eratóstenes, que chegou a uma medida da circunferência da Terra tendo como base a distância entre as cidades de Alexandria e Siena. Em 2003, dois grupos de estudantes do Rio de Janeiro e da cidade portuguesa de Cascais participaram da experiência. Este ano, o projeto será feito em conjunto pelos Planetários do Rio, Belém e Florianópolis.

O experimento constitui-se de quatro passos. O primeiro é conhecer bem a orientação geográfica, ou seja, a direção norte-sul. A partir daí, os próximos passos são: determinação da latitude e da longitude entre as cidades envolvidas para se chegar, finalmente, à determinação da circunferência terrestre.

O valor encontrado por Eratóstenes foi de 46.230 quilômetros, próximo ao valor moderno, que é de 39.941 quilômetros. Como resultado da experiência feita há um ano, cada grupo encontrou os seguintes valores para a circunferência terrestre: 39.370 quilômetros (estudantes brasileiros) e 39.400 quilômetros (portugueses), uma margem de erro de pouco mais de 1%.