Comitiva finlandesa na FAPESP
25 de novembro de 2009

Representantes das quatro maiores agências de fomento à pesquisa da Finlândia visitam a Fundação a fim de discutir possíveis trabalhos de cooperação

Comitiva finlandesa na FAPESP

Representantes das quatro maiores agências de fomento à pesquisa da Finlândia visitam a Fundação a fim de discutir possíveis trabalhos de cooperação

25 de novembro de 2009

 

Por Fábio Reynol

Agência FAPESP – Uma comitiva de representantes do Fórum de Pesquisa e Desenvolvimento da Finlândia se reuniu nesta terça-feira (24/11) com o presidente da FAPESP, Celso Lafer, e com o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz. O objetivo da visita foi estreitar as relações com a FAPESP e verificar possibilidades de parcerias com instituições de fomento à pesquisa finlandesas.

“A Finlândia tem quatro principais agentes de financiamento à pesquisa e todos estão aqui representados”, ressaltou Markku Mattila, diretor-geral da Academia da Finlândia, a maior organização pública de apoio à pesquisa do país nórdico. Mattila ressaltou que a cooperação internacional é uma das prioridades do grupo.

Mikko Kosonen, presidente do Fundo de Inovação Finlandês (Sitra), destacou importantes desafios que a Finlândia terá de enfrentar nos próximos 25 anos, como rejeitos industriais em volumes crescentes e uma baixa taxa de natalidade, que faz a faixa etária da população subir a cada ano. “Será um enorme desafio aos serviços de saúde”, disse, propondo o investimento em pesquisas que respondam a essas demandas.

O diretor-geral da Tekes Helsinki, Velli Pekka Saarnivaara, apontou que, entre as empresas privadas, a cooperação em pesquisa internacional chega a 80% dos trabalhos, meta que deveria ser copiada pelas agências públicas dos diversos países.

Brito Cruz fez uma apresentação sobre a produção científica brasileira e o trabalho realizado pela FAPESP e a comitiva finlandesa se mostrou especialmente interessada nas pesquisas brasileiras sobre energia renovável.

A comitiva, que foi acompanhada pelo embaixador da Finlândia no Brasil, Ilpo Manninen, contou também com o presidente da VTT, Erkki Leppävuori, o diretor de pesquisa estratégica da Sitra, Timo Hämäläinen, o diretor de operações globais da Tekes, Kari Komulainen, o diretor de desenvolvimento e avaliação da Academia da Finlândia, Paavo Löpönen, o conselheiro de Assuntos Internacionais da VTT, Antti Mustranta, e o gerente do programa Unit da Academia da Finlândia, Anssi Mälkki.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.